Deputado Delmasso apoia construção do Hospital do Servidor
Projeto foi apresentado pelo SindSaúde ao GDF e prevê a edificação de um hospital que atenderá todas as categorias
A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, recebeu o deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB), na última quinta-feira (7), para uma conversa sobre a atual situação dos servidores da Saúde, o foco foi a saúde mental dos profissionais e a construção do Hospital do Servidor Público.
Durante o encontro, o deputado comprometeu-se a apoiar na Câmara Legislativa do Distrito Federal o projeto da construção do Hospital do Servidor Público. Essa pauta, que é exclusiva do SindSaúde, foi acatada também pelo governador Ibeneis Rocha.
Durante a reunião, o deputado Delmasso recebeu da presidente Marli um ofício pedindo que o Hospital do Servidor use, provisoriamente, a estrutura do atual prédio do Hospital Regional do Guará, que deve ser desocupado até fevereiro de 2020, enquanto as instalações definitivas sejam executadas. O deputado aprovou a ideia e disse que sairá em defesa dessa proposta.
Segundo o deputado, o atual HRGu não responde às demandas da comunidade que atende, e a verba de R$ 2,5 milhões foi destinada, por meio de emenda parlamentar, na Lei Orçamentária Anual (LOA), em 2018 e 2019, para elaboração do projeto do novo hospital da Região de Saúde Centro-Sul. O hospital será construído por parceria público privada, na QE 23 do Guará II, no terreno do Posto de Saúde 2, ao lado de posto de combustíveis e em frente à QE 17. De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria de Saúde, o hospital terá entre 390 a 420 leitos – o atual HRGu tem apenas 53 leitos.
“Não tenho dúvidas que essa é uma necessidade urgente. E estou pronto para intermediar junto ao governo do DF para que o atual prédio do Hospital Regional do Guará, assim que for desocupado, seja utilizado para a instalação imediata do Hospital do Servidor Público. Vou trabalhar para isso na CLDF”, afirmou o deputado Delmasso.
Relatório da Diretoria de Epidemiologia em Saúde do Servidor mostrou que em 2017 o GDF emitiu 15.557 licenças referentes a enfermidades psicológicas a todos os servidores. Destes a Educação e a Saúde foram responsáveis pela emissão, respectivamente, de 7.639 (49,1% do total) e 6.430 (41,3% do total) do total de atestados.
Este projeto foi compromisso de campanha do então candidato ao governo do DF, Ibaneis Rocha. E reafirmado em reunião, já como governador, com o SindSaúde no dia 29 de janeiro.
“Não é justo que algumas categorias tenham auxílio na saúde e outras não. Por isso, o sindicato acredita que a elaboração do projeto do hospital é a melhor forma de dar a oportunidade de um atendimento digno para os que servem a população”, afirma Marli Rodrigues.
Fonte: SindSaúde DF
Imagem: Éder Oliveira/SindSaúde