3 Dicas de Inteligência de dados no mercado financeiro: como avançar nos resultados do negócio
A inteligência de dados utiliza dados do negócio, de forma que eles possam ser analisados para gerar insights relevantes para o planejamento de ações. Neste setor, o principal ativo oferecido pela inteligência de dados é a previsibilidade, que pode ser aplicada na prevenção de fraudes, na análise de crédito e na segmentação de clientes. Conhecer os usuários é importante para garantir boas experiências com segurança.
“Sabemos que hoje em dia um dos maiores recursos – senão o maior – são dados, entretanto, mais do que ter as informações é preciso transformá-las em estratégias e ações para o negócio. E é exatamente aí que a Cinnecta atua. Tendo a tecnologia como nossa aliada, utilizamos a inteligência de dados para entender o comportamento dos clientes e, assim, conseguimos fazer análises mais específicas e auxiliar empresas a alavancarem seus resultados”, comenta o CEO e Co-founder, Eduardo Ferreira.
Veja três aplicações da Inteligência de Dados no mercado financeiro:
1) Análise do risco de fraude: A fraude de identidade se desdobra no roubo e uso de informações como RG, CPF, contas bancárias e cartões de crédito para realizar ações em nome do titular desses dados. Essa violação avança na mesma medida que progridem as inovações tecnológicas trazidas pelo mobile. Isso ocorre porque temos mais dispositivos, mais acesso aos dados e, consequentemente, mais pontos de contato para a realização de processos fraudulentos. Dentre os tipos de fraudes mais frequentes temos a abertura de contas, a solicitação de cartões e o financiamento de produtos.
Além dos déficits financeiros, as fraudes causam danos à imagem da organização e ao desgaste do relacionamento com os usuários, fatores que podem comprometer o seu negócio de forma significativa.
Nesse sentido, soluções de inteligência de dados são ótimas aliadas na redução desses riscos. Modelos de machine learning, por exemplo, podem identificar, em tempo real, comportamentos anormais de determinado usuário e, então, estabelecer um score de risco de fraude do acesso para, se for o caso, impedir ações que dariam origem às fraudes.
“Uma coisa é certa: os consumidores esperam acessar o aplicativo de sua empresa de forma descomplicada e segura. Ao combinar tecnologia + inteligência de dados + comportamento do consumidor você pode se preparar melhor contra esses ataques, mitigar fraudes e inclusive reduzir seus custos com segurança”, explica Eduardo.
2) Segmentação e fidelização de clientes no mercado financeiro? – A segmentação permite compreender hábitos, locais visitados, perfil e tenha interação mais significativa e o relacionamento com os clientes mais personalizado. Existem clientes propensos a contratar diferentes produtos como seguros, empréstimos e investimentos. Ao mesmo tempo, existem clientes com graus distintos de digitalização, que vão ter preferências diferentes em termos de gratuidade ou serviços tradicionais. Com uma boa segmentação, é possível direcionar o processo de vendas e as interações de forma assertiva, a partir do perfil de cada um.
“No contexto atual, as relações entre cliente e serviço estão cada vez mais humanizadas. Por isso, estratégias de fidelização podem usufruir de muitos benefícios ao terem como base a segmentação assertiva, que auxilia na construção de interações que passem segurança ao usuário”, comenta Ferreira.
A segmentação de clientes é uma estratégia que cria vantagens competitivas dentro do mercado financeiro. Além disso, torna o direcionamento das ações da marca mais assertivo para o público e oferece um panorama mais claro sobre o perfil do consumidor.
3) Inovação na análise de crédito para o mercado financeiro: Os dados são os principais ativos quando falamos em melhorar tanto a experiência do cliente quanto a análise de crédito. É importante utilizar a tecnologia que transforma dados em inteligência para compreender o comportamento do consumidor. Portanto, é possível considerar os hábitos e combinar os padrões de comportamento para enriquecer a análise de crédito, oferecendo maior agilidade e precisão, ao mesmo tempo em que trabalha com menor risco.
Dessa forma, a precisão da concessão se relaciona com o uso de soluções que são atualizadas com frequência e que se aprimoram com regularidade. Nesse sentido, o equilíbrio entre atender os públicos e minimizar os riscos está centrado no uso de dados para a identificar e combinar padrões, bem como para avaliar o contexto e aproveitar melhor as oportunidades de negócio.
“Conhecer para além do histórico bancário é um fator de segurança. Considerar os hábitos e combinar os padrões de comportamento enriquece a análise de crédito e oferece maior agilidade e precisão, ao mesmo tempo em que confere menor risco”, explica Eduardo.
Para saber mais sobre essas estratégias, clique aqui.
SOBRE A CINNECTA: Há 9 anos no mercado, a Cinnecta é uma empresa de inteligência de dados especialista no entendimento do comportamento de clientes. Sua plataforma de dados, totalmente aderente à LGPD, gera recomendações personalizadas para maximizar o valor gerado e a longevidade da relação dos consumidores com base em algoritmos avançados de segmentação, de sensibilidade ao preço, predição de churn e recomendação de produtos e serviços. Em 2016, foi acelerada pela Wayra, do Grupo Telefônica, além de participar da 2ª edição do Programa inovabra. Em 2018, tornou-se empresa apoiada pelo programa Scale Up da Endeavor e fez uma rodada de investimentos com a KPTL. Atualmente atende grandes clientes do setor de varejo, bancos e serviços financeiros, entre outros. Possui também parcerias de Open Innovation com algumas das maiores empresas do Brasil e com a Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Saiba mais aqui.
Fonte: Sheep Comunicacao | Por Amanda Albela
Foto: Divulgação