3ª Edição do Projeto Mulheres Eternas – Segurança e Acolhimento

Data: 22 de outubro de 2024
Horário: 17h30
Local: Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal

O Movimento Mulheres Eternas tem o prazer de anunciar a 3ª edição de sua homenagem às mulheres, neste ano celebrando mulheres que desempenham um papel fundamental na proteção, acolhimento e apoio de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. O tema deste biênio é “Segurança e Acolhimento”, destaca 12 personagens femininas que, através de seu trabalho, impactam de maneira significativa suas comunidades e inspiram mudanças sociais.

Critérios de Seleção e Homenagem

A seleção abrangeu sete mulheres com atuação no terceiro setor e cinco do setor público ou privado, todas residentes no Distrito Federal. As candidatas foram escolhidas, por indicação popular por meio de edital, levando-se em conta o impacto e relevância dos serviços por elas prestados, dedicação à causa e contribuição para a proteção de meninas e mulheres vulneráveis. A comissão avaliadora, composta por cinco mulheres com vasta experiência na área, garantiu uma análise diversificada e justa.

Cerimônia Especial

Durante a cerimônia, as 12 mulheres serão homenageadas com certificados personalizados. 

O renomado artista Manu Militão, pintou uma obra de arte exclusiva de cada uma dessas mulheres. A exposição e suas histórias serão amplamente divulgadas nas plataformas digitais do Movimento Mulheres Eternas, inspirando a comunidade a se engajar ainda mais na causa.

Teremos um sarau coordenado pela Profa. Dra. Sandra Araújo promoverá leitura de poemas autorais, por seus autores. 

Lista de Homenageadas

  1. Ângela Maria da Silva – Primeira Capoterapeuta cadeirante do Brasil, ativista pela inclusão e redutora de danos.
  2. Chica Rosa – Fundadora de associação que empodera mulheres em vulnerabilidade através da arte com lacres de latinha.
  3. Cida Lima – Dedicou-se ao Projeto Vira Vida, acolhendo e inserindo jovens vulneráveis no mercado de trabalho.
  4. Cristina Maria Del’Isola – Criadora do Movimento Maria Cláudia pela Paz e do projeto “Bem-vindo Bebê” para gestantes vulneráveis.
  5. Edilamar de Souza e Souza Correia (Dila) – Líder comunitária no Sol Nascente, capacita mulheres e oferece apoio pedagógico para seus filhos.
  6. Elenita Ferreira Lopes (Elen Lopes) – Suporte emocional e jurídico para mulheres vulneráveis, transformando vidas discretamente.
  7. Emmanuela Maria Campos de Saboya – Idealizadora do projeto Dia da Mulher, promovendo igualdade de gênero pela Defensoria Pública do DF.
  8. Grace Justa – Delegada aposentada, fundadora do Instituto Umanizzare, pioneira no enfrentamento da violência doméstica.
  9. Kelly Oliveira – Fundadora do Instituto Dandara, acolhe mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade e violência doméstica.
  10. Letícia Érica Gonçalves Ribeiro – Escritora e ativista, fundadora da Casa Luar, espaço de acolhimento para mulheres vulneráveis.
  11. Lúcia Bessa – Advogada e ativista, idealizadora de projetos contra o feminicídio e violência de gênero.
  12. Sônia Pereira dos Reis Silva – Líder cigana da comunidade Romani Lovara, fundadora do projeto Ellos Feminino, contra a violência de gênero.

Convite Aberto

Convidamos todos a participar desta celebração, que busca valorizar o papel dessas mulheres e suas importantes contribuições para uma sociedade mais segura e acolhedora. O evento é gratuito e aberto ao público, proporcionando uma oportunidade de conhecer essas histórias inspiradoras de perto.

Movimento Mulheres Eternas

Junte-se a nós nessa homenagem e compartilhe essa causa que promove acolhimento, proteção e empoderamento para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade.

***

Fonte: Mentes e Letras – Assessoria de Comunicação

Por Alan Marques

Foto: Divulgação/Foto da montagem da exposição

Deixe seu comentário