40 HORAS: SES convoca 328 servidores para reforçar atendimento

Ampliação da jornada semanal foi uma das demandas do SindSaúde durante reunião com o governador Ibaneis Rocha

O Governo do Distrito Federal concedeu o regime de 40 horas semanais de trabalho para mais 328 servidores da Secretaria de Saúde do DF. A determinação foi publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira (3) e atende a uma demanda do SindSaúde, feita em reunião com o governador do DF, Ibaneis Rocha. A presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, lembra que a medida reforça o atendimento nas unidades e prioriza a população de regiões com maiores déficits de profissionais.

“Enquanto não há a contratação de mais profissionais por meio de concurso, a ampliação da carga horária é um dos meios para amenizar problemas na rotina de trabalho como a sobrecarga e acúmulo de funções. E, claro, o objetivo final é o atendimento com maior agilidade e qualidade para a população”, afirma Marli Rodrigues.

Continua após a publicidade

GATA - SINDSAUDE-DF

Na reunião com o governador Ibaneis Rocha, ele assinou um termo de compromisso com várias demandas do SindSaúde na defesa dos servidores e, posteriormente, a SES recebeu o cadastro feito pelo sindicato com a relação dos servidores interessados em fazer as 40 horas (leia aqui matéria completa). A ampliação de carga horária é prevista nos termos do §1º do art. 57 da Lei Complementar nº 840 de 23 de dezembro de 2011.

Prioridades

A presidente Marli Rodrigues lembra que a estratégia adotada pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) priorizou atendimento de serviços que não tiveram anteriormente um olhar da gestão voltado para suas necessidades. “Entendemos que esse mapeamento feito pela Sugep em parceria com os superintendentes e coordenadores de áreas técnicas, fomenta os serviços prioritários”, afirma a sindicalista.

A gestora da Sugep, Silene Almeida, confirma que o critério se deu pela necessidade da população. “Atendendo à determinação do governador Ibaneis Rocha, fomentamos áreas como a Neonatal do HMIB, a emergência de Planaltina e do Paranoá, a atenção primária em Sobradinho e a saúde bucal. Com isso, foi possível otimizar o recurso disponibilizado”, completa Silene.

Início

Os 328 convocados são de categorias e especialidades diversas. A maioria trabalha em regiões onde há um déficit significativo na força de trabalho e que não houve incremento dos servidores que estão retornando do IGES, como Planaltina, Paranoá, Brazlândia.

De acordo com a SES, o início de cumprimento da jornada ampliada é imediato, a partir da publicação no DODF, o que ocorreu hoje. A subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, destaca que cabe a cada chefia os ajustes nas escalas dos servidores convocados.

Recursos

Segundo a Sugep, o GDF, após gestões do Fundo de Saúde do DF, na direção da gestora Beatris Gautério, e da Secretaria de Economia disponibilizou R$ 10 milhões por meio de decreto. Desse total, foram investidos R$ 9,1 milhões na ampliação de carga dos 328 servidores convocados hoje e mais 71 de áreas meio convocados há dois meses.

CLIQUE AQUI E VEJA LISTA COMPLETA DOS CONVOCADOS A PARTIR DA PÁGINA 19 NO DODF

Fonte: SindSaúde DF – Imagem: Bruno Leão

Deixe seu comentário