A crise dos partidos políticos foi tema da 2ª edição dos ‘Diálogos Democráticos’
Nessa segunda-feira (17), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, aconteceu a segunda edição dos ‘Diálogos Democráticos’, promovido pelo Pacto Pela Democracia. Dessa vez o evento, que busca trazer ao centro da pauta discussões fundamentais para se refletir sobre a democracia, teve como tema a crise dos partidos políticos no Brasil e no mundo.
O encontro reuniu cerca de 200 pessoas e contou com duas rodadas de reflexão. Na primeira, cientistas políticos debateram as raízes, consequências e saídas possíveis frente ao profundo descrédito que hoje marca os partidos e o sistema partidário brasileiro dentro da sociedade. Integraram a mesa André Singer, professor da Universidade de São Paulo (USP), Rachel Meneguello, professora da Universidade de Campinas (Unicamp), e Vítor Oliveira, da consultoria política Pulso Público.
Em seguida foi a vez de políticos oriundos dos mais diversos espectros políticos trazerem as perspectivas e experiências daqueles que têm construído caminhos para superar essa crise dentro das próprias legendas. Compuseram o painel Floriano Pesaro (PSDB), Monica Seixas, da Bancada Ativista (PSOL), Paulo Teixeira (PT) e Renata Abreu (Podemos). A mediação ficou por conta da cofundadora e diretora do Nexo Jornal, Paula Miraglia.
“Toda crise é também uma oportunidade. Mas é preciso colocar o pé no chão e, infelizmente, a crise da democracia brasileira está se agravando e o nossa função é salvaguardá-la neste momento, pois nós sabemos o quanto foi difícil chegar até aqui”, afirmou André Singer na sua fala final, durante o evento.
A próxima edição dos “Diálogos Democráticos” ocorrerá em agosto, novamente em São Paulo, e debaterá “A Reforma Política que queremos”.
Para conferir o evento na íntegra, clique no link: https://bit.ly/2L18ztF.
Sobre os Diálogos Democráticos
Os Diálogos Democráticos são palestras e debates promovidos pelo Pacto pela Democracia, que se propõem a pautar e debater aspectos fundamentais à construção democrática no Brasil. Os eventos, abertos ao público.
Mais informações: https://www.pactopelademocracia.org.br/dialogos-democraticos
Sobre os panelistas
André Singer
André Singer é cientista político, professor e jornalista. Trabalhou na Folha de S. Paulo (1986 – 2001) e foi porta-voz e secretário de imprensa da Presidência da República (2003 – 2007).
É professor do departamento de ciência política da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro “Esquerda e Direita no Eleitorado Brasileiro”. Suas principais áreas de pesquisa são comportamento eleitoral no Brasil e Teoria Política Moderna.
Floriano Pesaro
Floriano Pesaro é sociólogo, político e gestor público. Formulou e implementou o FIES e o Bolsa Escola no MEC durante o Governo FHC, exerceu o cargo de vereador da cidade de São Paulo por duas vezes entre 2008 e 2012 e de Deputado Federal entre 2014 e 2018, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB/SP).
Foi também secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Cidade de São Paulo, Adjunto da Casa Civil e de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Floriano liderou a bancada do PSDB na Câmara de Vereadores por quatro vezes consecutivas.
Mônica Seixas
Mônica Seixas, conhecida como Mônica da Bancada Ativista, é uma feminista negra, mãe, jornalista, ambientalista e política brasileira, filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Nas eleições de 2018, foi eleita deputada estadual por São Paulo ao lado de oito ativistas. Foi a primeira vez que uma candidatura coletiva foi eleita no estado de São Paulo.
Paula Miraglia (mediação)
Paula Miraglia é cofundadora e diretora geral do Nexo, jornal digital lançado em novembro de 2015.
Paula é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e especialista no setor público.
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira é professor, advogado e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi eleito deputado estadual em 1994 e 1998 e atuou como Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (2001-2004).
Pertence à corrente Mensagem ao Partido do PT e está em seu quarto mandato como deputado federal por São Paulo.
Rachel Meneguello
Rachel Meneguello é professora titular em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde foi mestre, doutora e Pró-Reitora de Pós-Graduação.
É também pesquisadora do Centro de Estudos de Opinião Pública e editora da revista Opinião Pública da Unicamp. Seus livros e artigos publicados resultam de pesquisas sobre partidos políticos, comportamento político e estudos sobre a democracia.
Renata Abreu
Renata Abreu é mãe, advogada, empresária, presidente nacional do Podemos e deputada federal por São Paulo em segundo mandato. É filha de Cristina e do ex-deputado federal José de Abreu, fundadores do Centro de Tradições Nordestinas (CTN).
Diretora social, Renata realiza múltiplas ações sociais voltadas às famílias carentes e fundou o Podemos, 1º partido digital do país, onde o cidadão opina e orienta o voto dos parlamentares.
Vítor Oliveira
Vítor Oliveira é Diretor de Análise e Estratégico da consultoria Pulso Público, mestre em Ciência Política e bacharel em Relações Internacionais, com pesquisas nos temas de estudos legislativos e formação de coalizões. Foi editor do portal InfoMoney, e escreve mensalmente sobre o Poder Legislativo para o portal do Estadão, no qual também apresenta o podcast Legis-Ativo. É professor de governo e processo legislativo no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.
Sobre o Pacto Pela Democracia
O Pacto Pela Democracia é uma coalizão de movimentos criada em abril de 2018, apoiado por pessoas físicas e entidades privadas, comprometida com o resgate e aprofundamento das práticas e valores democráticos.
Mais informações: https://www.pactopelademocracia.org.br/
Porta-voz
Ricardo Borges Martins
Cientista Social formado pela USP, com mestrado em Influência Social pela Université d’Aix-Marseille, e pós-graduado no MBA de Relações Governamentais pela FGV-SP. Trabalhou em movimentos e organizações como Eu Voto Distrital e SITAWI. Foi Diretor Executivo do Bom Senso Futebol Clube e é um dos idealizadores da Virada Política. Foi Coordenador de Mobilizações da Minha Sampa e é atualmente secretário-executivo do Nova Democracia, além de professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.
Fonte: Caravelas Consultoria – São Paulo/SP – Fotos: Divulgação