A educação do futuro e o papel das escolas
Por Rose Bernardi, diretora da Pueri Bilíngue Candanguinho (*)
A velocidade com que acontecem as transformações no mundo impacta diretamente a formação do cidadão do século XXI. Muitos dos alunos que estão ingressando na educação básica hoje, ao concluírem seus estudos no curso superior, irão atuar em carreiras totalmente novas, muitas das quais, talvez ainda nem ouvimos falar.
Nesse cenário, o grande desafio é como as escolas irão atender à demanda de formação desses estudantes oferecendo novas formas de construção do conhecimento. Abordar apenas os conteúdos curriculares já não é mais suficiente para formar o cidadão do século XXI.
É preciso ensinar os alunos a lidar com suas emoções, a se automotivar para superar desafios e atingir objetivos, a ter curiosidade e manter a mente aberta para explorar o mundo, adquirindo novos conhecimentos e a ser empático, conseguindo colaborar com os demais.
A esse conjunto de competências dá-se o nome de “habilidades socioemocionais”, que são recursos que cada um possui para lidar com a própria emoção e com as dos demais. E, podemos afirmar que dar foco às emoções dos alunos os ajuda a lidar melhor com as situações de frustrações e perdas, tornando-os mais resilientes para enfrentar desafios.
Habilidades socioemocionais são importantes em si, mas também influenciam no aprendizado dos conteúdos curriculares, pois proporcionam maior foco, persistência e troca de conhecimentos. São tão fundamentais ao aluno cidadão do século XXI que estão presentes nas competências gerais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
Em um futuro próximo, as pessoas mais bem-sucedidas serão aquelas independentes, altamente comunicativas, que saibam conquistar uma rede de contatos impressionantes e que tenham desenvoltura para viajar ou se comunicar com pessoas mundo afora sem qualquer tipo de entrave. A escola cumpre papel de fundamental importância na formação desse indivíduo.
Com esse objetivo, o estudo verticalizado e profundamente hierarquizado, como aconteceu no passado, tende a não funcionar mais. O uso de metodologias que trazem o aluno para a ação, as chamadas metodologias ativas, passa a ser item obrigatório quando se pretende atingir e engajar alunos no século XXI. Além disso, é preciso investir na aquisição de autonomia do aluno e na sua capacidade de desenvolver pensamento crítico, de forma responsável e criativa.
O advento da presença constante da tecnologia no cotidiano mudou muito a maneira como nos relacionamos com o mundo e segue transformando, continuamente, as nossas vidas. Naturalmente, deve tornar-se também um dos pilares fundamentais da educação contemporânea. As escolas devem ocupar-se de levar o aluno a adquirir fluência digital e fomentar a utilização das novas tecnologias como meio de ampliar a sua aprendizagem e o seu repertório de conhecimento.
Nenhum cidadão do século XXI estará plenamente apto a encarar todos os desafios do futuro sem o domínio de um segundo idioma. O aprendizado do inglês, por exemplo, pode contribuir em diversos âmbitos da vida do estudante, incluindo o mercado de trabalho, na construção de relações e de uma comunicação internacional.
Nesse contexto, quando o investimento educacional se expande para uma formação bilíngue, amplia-se exponencialmente a janela de oportunidades que se abre para o crescimento intelectual.
Sobre o Pueri Bilíngue Candanguinho
Em meio às comemorações pelos seus 50 anos, o Centro de Ensino Candanguinho foi escolhido como instituição modelo para implementação do Pueri Bilíngue em Brasília.
Há cinco décadas, quando o mundo ainda se perguntava se era válido dar voz às crianças, a instituição nascia elegendo o aluno como protagonista na construção do conhecimento. Uma escola que já nasceu pensando no futuro, une toda a sua tradição em excelência educacional com uma marca que foca no cidadão do século XXI.
Com as transformações cada vez mais rápidas, a velocidade da informação é a mesma da mudança de comportamentos, e isso exige diferentes habilidades para o cidadão. Para ter lugar de destaque entre tantas possibilidades, o século XXI demanda uma formação diferente, na qual o bilinguismo é uma necessidade e o papel da escola é essencial nesse processo. O Pueri Bilíngue é uma marca da Conexia, empresa do Grupo SEB Educação, criada para pensar a educação do futuro.
A metodologia das aulas do Pueri Bilíngue é pensada no aluno do século XXI, com resolução de problemas, metodologias ativas e com proposta pedagógica que possibilita o aluno ser protagonista. Além da disponibilidade de conteúdos impressos e digitais, que proporcionam a autonomia, criatividade e a cultura do pensamento. E tudo isso alinhado com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
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Fonte: Alfapress Comunicações | Por Du Paulino | Imagem: Reprodução