A importância da estratégia de dados no Comércio Exterior
Por Helmuth Host (*)
Alcançar um bom desempenho em Comércio Exterior exige a execução de uma série de ações que envolvem estudo e a interpretação do cenário internacional a partir de inúmeras fontes, o que pode ser denominado como estratégia de dados.
A facilidade do acesso à informação em meio ao contexto digital, a inovação aplicada ao setor e a integração entre as diferentes etapas do processo têm apontado este recurso como uma tendência cada vez mais comum para os negócios.
Descubra uma nova possibilidade para elevar o nível dos seus resultados contando com os melhores parceiros, otimizando processos e atendendo os seus clientes no momento em que ele realmente precisa. Veja a seguir a melhor forma para começar a aplicar este método!
Quais são as vantagens de investir em uma estratégia de dados?
Definir o melhor processo a ser realizado requer uma visão centralizada por todos os integrantes da ação, a fim de evitar conflitos e proporcionar a melhor performance do time. Assim uma estratégia de dados nada mais é do que uma aplicação prática do planejamento empresarial previamente definido, com foco direcionado nos resultados.
Além de otimizar custos e trabalhar com as informações disponíveis, definir uma estratégia possibilita compartilhar entre todos as expectativas de negócio para que todos os times trabalhem focados em objetivo em comum, que pode ser desde encontrar o fornecedor mais competitivo em termos de custo-benefício até conquistar novos clientes.
As etapas que toda estratégia de dados precisa ter:
– Acesso aos dados necessários
– Processo de gerenciamento de informações
– Objetivo claro e bem definido
– Ações de curto, médio e longo prazo
– Análise de métricas e resultados
De que forma transformar a estratégia em resultados?
Após realizar uma análise de mercado e definir quais são as prioridades do negócio chegou a hora de colocar a estratégia de dados em ação. Para isso é preciso estar atento alguns processos que farão uma diferença total no resultado. Foque na qualidade dos dados, priorizando atualização, padronização e fácil interpretação. E por fim, mais não menos importante, esteja atento a segurança, para garantir a procedência e veracidade ao longo da aplicação de toda a estratégia.
Sobre a LogComex
A Plataforma LogComex torna as empresas mais eficientes e assertivas nas suas operações de logística internacional. Através de uma tecnologia desenvolvida especificamente para esta atividade, são coletados e analisados milhares de informações diariamente e em tempo real, para indicar previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Paraguai no segmento de importação, exportação, cabotagem no modal marítimo e aéreo e ainda é dividido em quatro módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração, Big Data Analytics e SearchX. Para saber mais, acesse –www.logcomex.com/
Sobre Helmuth Hofstatter
Helmuth Hofstatter desenvolveu sua carreira profissional sempre ligado a empresas que atuam no segmento do Comércio Exterior, especificamente ligadas à logística internacional. Foi contratado pelo TCP Terminal de Contêineres de Paranaguá como Coordenador de Projetos TI em que liderou diversas iniciativas que resultaram em melhoria e também de automação de rotinas e processos de um dos mais importantes portos de entrada e saída do país. Em paralelo a essa atividade, o especialista começou a criar a tecnologia que serviu de base para a LogComex, hoje uma das startups que mais cresce e revoluciona o Comércio Exterior Brasileiro.
* Os artigos independentes publicados no Brasília In Foco News são de inteira responsabilidade de seus autores, e não refletem necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Conteúdo – Por Carolina Lara
Foto: Reprodução