ABF consagra 10 marcas do Centro Oeste com Selo de Excelência

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anuncia o grupo de marcas que recebeu o Selo de Excelência em Franchising (SEF) em 2024. Neste ano, em sua 33ª edição, a principal chancela do setor de franquias nacional foi concedida a 227 redes franqueadoras. Destas, 10 marcas são do Centro Oeste, sendo 05 de Distrito Federal e 05 de Goiás. Segundo critérios, as marcas estão divididas nas categorias Mega, Máster, Sênior e Pleno.

A cerimônia de entrega do SEF e do Prêmio ABF Destaque Franchising 2024 acontece no dia 3 de maio, às 19h, no WTC Hall, em São Paulo.

Mais importante pesquisa e reconhecimento do franchising, no País, o SEF é considerado um termômetro das relações entre franqueador e franqueado. Isto porque, para sua concessão, são realizadas entrevistas individuais por um parceiro independente, a Nielsen. Ao todo, foram mais de 15 mil consultas.

No estudo são avaliados quesitos como o real apoio fornecido, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte, treinamentos e comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade e retorno de investimento.

“É com grande alegria que anunciamos as marcas chanceladas com a 33ª edição do Selo de Excelência em Franchising. Em 2023, vivemos um ano em que o setor como um todo teve um forte ritmo de crescimento tanto em faturamento (R$ 240,661 bilhões; 13,8%) quanto em crescimento de operações (3.311; 11,4%,). O resultado do estudo para esta chancela aponta que as redes conseguiram gerenciar este crescimento preservando o bom relacionamento com as bases de franqueados”, reconhece o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Quem segue a mesma linha de raciocínio é a presidente da Comissão de Ética da ABF, responsável pela coordenação do SEF, Sylvia de Moraes Barros. “Esta Pesquisa se consolidou como um potente instrumento de gestão das redes. Isto porque, identifica de forma isenta as práticas apreciadas pelos franqueados, além de pontos de atenção a serem trabalhados, aprimorando não apenas o relacionamento dentro das redes, como abrindo caminho para a obtenção de melhores resultados de negócios”.

A Pesquisa do SEF consiste num questionário dividido em cinco blocos ou pilares: Performance Global (que neste ano passa de peso 2 para 3), Econômica (1), Operacional (2), Relacionamento (2) e ESG (2). Com essa iniciativa, a ABF evidencia a importância e a valorização das práticas de sustentabilidade ambiental, sociais e de governança nas redes de franquias.

Categorias – O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: Pleno, que reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 operações e 2 anos atuando no franchising; Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado; Máster: franquias com ao menos 30 franqueados, 60 operações e em atividade no setor há pelo menos 10 anos; e Mega, que congrega marcas a partir de 100 franqueados, 200 operações e integrantes do franchising ao menos há 15 anos. Entre as 227 marcas chanceladas, 23 pertencem à categoria Mega, 55 à Máster, 90 à Sênior e 59 à Pleno.

Confira a lista das marcas do Centro Oeste chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2024:

MARCACATEGORIACIDADEESTADOSEGMENTO
AMOR & CUIDADOPlenoBrasíliaDistrito FederalSaúde, Beleza e Bem Estar
BIO MUNDOSêniorBrasíliaDistrito FederalAlimentação
GIRAFFASMegaBrasíliaDistrito FederalAlimentação
PEÇA RARA BRECHÓPlenoBrasíliaDistrito FederalModa
SUSHILOKOSêniorBrasíliaDistrito FederalAlimentação
HIPERFESTAMásterAparecida de GoiâniaGoiásServiços e Outros Negócios
MAJÔ BEAUTY CLUBSêniorGoiâniaGoiásSaúde, Beleza e Bem Estar
POSÉSêniorGoiâniaGoiásSaúde, Beleza e Bem Estar
QG JEITINHO CASEIROSêniorSenador CanedoGoiásAlimentação
REDE CARTÓRIO FÁCILSêniorGoiâniaGoiásServiços e Outros Negócios

Metodologia do SEF

A ABF promove há 33 anos o Selo de Excelência em Franchising, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

As perguntas do questionário são agrupadas em 4 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional e de Relacionamento), e cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade (ESG) e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtido pela rede individualmente, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita ABF News

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

Por Fabíola França

Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário