Aeroporto de Brasília é o segundo melhor na categoria
Terminal foi bem avaliado entre os quatro aeroportos que movimentam mais de 15 milhões de passageiros por ano
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF), foi apontado pelos usuários como o segundo melhor do país na categoria acima de 15 milhões de passageiros por ano, segundo a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação. Numa escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”, o terminal levou nota 4,41 no resultado da satisfação geral do 3º trimestre de 2018, ficando atrás apenas do aeroporto Galeão (RJ), que tirou 4,45. Também compõem a categoria, os terminais de Guarulhos (4,39) e Congonhas (4,36).
Além de ficar em segundo lugar na escolha dos passageiros, o JK também se destacou no item sobre tempo de fila no check-in (autoatendimento), com a nota 4,79, ficando atrás apenas de Vitória (4,87) e Campinas, que tirou a nota máxima (5). Brasília também registrou boas notas nas avaliações sobre cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in (4,74) e sobre sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto (4,46).
Os resultados mostram que, de modo geral, os usuários estão satisfeitos com o aeroporto da capital federal. Dos 38 indicadores avaliados pela pesquisa, 79% foram acima de 4. Os itens que receberam notas abaixo do esperado foram os relacionados aos serviços comerciais no aeroporto, como disponibilidade de vagas no estacionamento (3,75), quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes (3,96) e disponibilidade de bancos e caixas eletrônicos (3,82). A nota sobre a qualidade da internet disponibilizada pelo terminal também deixou a desejar, sendo uma das mais baixas da pesquisa (3,21).
SATISFAÇÃO GERAL – Os passageiros brasileiros e estrangeiros entrevistados pela pesquisa estão satisfeitos com os serviços oferecidos em 19 dos 20 principais aeroportos brasileiros. A proporção de aprovação chega a 89% dos entrevistados, que avaliaram os terminais como “bons” ou “muito bons”. A média de Satisfação Geral chegou a 4,36. O levantamento revela também que 79% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela Conaero.
ABAIXO DA META – Seis dos oito indicadores referentes às facilidades ao passageiro, ligados aos serviços comerciais nos aeroportos, receberam as avaliações abaixo da nota 4, na média dos 20 aeroportos. Na opinião dos usuários, as principais queixas foram: disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69); custo-benefício do estacionamento (3,14); valor dos produtos comerciais (3,08) e o preço cobrado pelos alimentos, que teve a menor nota entre todos os indicadores, 2,93. A qualidade da internet (3,51) e a disponibilidade de tomadas (3,88) foram os únicos quesitos considerados “regular” entre os 16 indicadores do agrupamento que avalia a infraestrutura aeroportuária dos terminais.
Ao todo, foram ouvidas 21.206 pessoas no trimestre por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Ministério dos Transportes, Portos e Aviação
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