Agora é a corrida para buscar votos
Presidente do PSDB Mulher, deputada Yeda Crusius, garantiu a presença maciça das mulheres na convenção tucana. Na foto, com Geraldo Alckmin.
Com 34 partidos já tendo realizado as convenções para definir candidatos às eleições de outubro, terminou no final de semana, a temporada de convenções partidárias. Agora, até o dia 15 serão feitos os registros dos candidatos na justiça eleitoral. Em Brasília, entre as convenções realizadas, sábado, o médico Geraldo Alckmin (PSDB) e a jornalista Ana Amélia (Progressista), na coligação com os partidos aliados PPS, PTB, PSB, PP, Democratas, PR, PST, Solidariedade, foram referendados como candidatos a presidente e vice, ao Palácio do Planalto, com a presença dos líderes tucanos, exceto Aécio Neves. No plenário, muitos jovens e mulheres. O destaque no encontro do PSDB foram principalmente as mulheres, entre elas as gaúchas. Ana Amélia Lemos, citada por todos os que falaram na convenção, com palavras enaltecendo sua postura, seriedade e independência; a deputada, Yeda Crusius, que foi a primeira a usar da palavra, recebeu elogios pela atuação e “competente trabalho” à frente do PSDB Mulher. Apresentou um vídeo, com os números das mulheres brasileiras e suas conquistas. Destaque também para Lu Alckmin, esposa de Geraldo e a deputada tucana paulista, Mara Gabrilli.
A decisão será das mulheres
Para Yeda Crusius, o número de mulheres votantes é tão expressivo que decidirão as eleições de 2018. Hoje, o eleitorado brasileiro soma 147 milhões de pessoas. De cada dez cidadãos, sete são eleitores e as mulheres alcançam 77,3 milhões de votantes. A presença feminina, no Parlamento, é de 10,6%. No Congresso Nacional são apenas 63 mulheres entre os 594 parlamentares.
O que vale são os projetos
ACM Neto, prefeito de Salvador (DEM), enfatizou que não interessa se os candidatos são do Sul ou do Nordeste. O que importa são os projetos que vão implementar para a região. Exaltou a competência e capacidade de Ana Amélia, que conheceu no Congresso, quando ainda era deputado e desenvolvia projetos tendo sempre o apoio e atenção da gaúcha. Também Fernando Henrique Cardoso e José Serra, entre outros, foram na mesma linha de referenciar a competência e seriedade da senadora progressista.
Um novo Brasil
Ana Amélia,circulando bem à vontade, no ninho tucano, afirmou que nascia ali um novo Brasil, mais unido, e que não vai deixar “os nossos filhos, como os jovens que aqui estão, sair em buscar de oportunidades porque no país não havia esperança”. Destacou que a postura moral de Geraldo Alckmin é a mesma que ela mantém, no Senado Federal. “Gasto apenas 30% do que tenho direito e não aceito auxílio moradia pois moro na minha casa”. Segundo a senadora “ é isso que o contribuinte brasileiro quer, um governo austero, com equilíbrio e temperança”. Assinalou que “nós mulheres brasileiras, faremos ampliar a presença feminina na política porque é preciso trazer para a política, a sensibilidade, a intuição e também a capacidade das mulheres, na solução dos problemas”. Lembrou que “a lealdade na política é o respeito a palavra dada. Sou uma mulher de palavra e mostrarei dentro desse grande desafio que estou assumindo minha lealdade a Alckmin.
Lula pede Haddad como vice, mas acena com Manuela
Pedido do ex-presidente foi feito em carta enviada à Executiva Nacional do PT. Ele cogita Manuela D’Ávila como vice de Haddad se for impugnado. Dirigentes petistas se reúnem com o PCdoB.
Após três ‘nãos’, Jair Bolsonaro terá general Hamilton Mourão de vice
Ele já defendeu intervenção militar no país. Participantes de convenção do PSL pediam que príncipe fosse o escolhido.Em seu discurso, Bolsonaro agradeceu as pessoas que sondou para ocupar o posto de vice, incluindo o senador Magno Malta e o astronauta Marcos Pontes.
Kátia Abreu será vice de Ciro Gomes
Representante do agronegócio, senadora foi ferrenha defensora de Dilma Rousseff durante o processo de impeachment.
PCdoB indica Adilson Araújo para chapa de Manuela
Sindicalista foi anunciado para a vice na disputa ao Planalto. PT se reúne para decidir ‘caso Lula’.
Rachado, PSB decide em convenção que ficará neutro
Decisão ratificou acordo com o PT e barrou apoio a Ciro Gomes, do PDT
Ao lado de Dilma, Fernando Pimentel é oficializado ao Governo de MG
Ex-presidente Dilma Rousseff também formalizou seu nome para a disputa ao Senado.
Fonte: blogedgarlisboa/Agência Digital News/CBN
Foto: Reprodução