Air Liquide registra crescimento de 4,9% no primeiro semestre

Receitas do grupo somaram quase 11 bilhões de euros no período, impulsionadas principalmente pelo segmento de Gás e Serviços

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, divulgou os resultados referentes às suas operações no primeiro semestre de 2019. A companhia, que também está entre as 150 Empresas Mais Inovadoras* do Brasil, totalizou 10.9 bilhões de euros em receitas, um crescimento de 4,9% em relação ao mesmo semestre de 2018. O Grupo registrou crescimento sobretudo nas atividades do segmento de Gás e Serviços, com participação de 96% no total da receita obtida.

A seguir, um resumo dos principais números referentes à operação da Air Liquide no 1S19:

Ao comentar sobre os resultados do primeiro semestre de 2019, Benoît Potier, Presidente e CEO da Air Liquide, declarou:

“Este primeiro semestre do ano combinou o crescimento sustentado do faturamento com uma melhoria significativa na margem operacional.

As vendas do grupo totalizaram quase 11 bilhões de euros, impulsionadas por vendas dinâmicas em Gás e Serviços, bem como em Mercados Globais e Tecnologias. A receita de Gás e Serviços, que representa 96% da receita total do Grupo, cresceu perto de +8% e aproximadamente +5% em base comparável. Todas as atividades de Gás e Serviços tiveram avanço, com desempenhos muito fortes em Eletrônicos e Saúde, em conformidade com os trimestres anteriores. Em um ambiente de mercado mais contrastado, o faturamento cresceu em todas as regiões do mundo, com boa dinâmica na Europa e um crescimento que permanece sustentado na região Ásia-Pacífico, especificamente na China.

A margem operacional do Grupo melhorou significativamente, aumentando em +70 bps. Esse bom desempenho é resultado de uma combinação de três tipos de ações: uma política de preços que reflete custos mais altos, gerenciamento dinâmico de portfólio e um reforço substancial de programas de eficiência. Com aumento significativo no segundo trimestre, estes programas resultaram em eficiências que totalizaram 197 milhões de euros no semestre concluído, em conformidade com a nossa meta de mais de 400 milhões de euros por ano. O lucro líquido recorrente aumentou em +12% e o fluxo de caixa em +14,8%. O balanço patrimonial permanece forte, com a dívida líquida sobre o patrimônio líquido menor do que em 30 de junho de 2018. O retorno sobre o capital empregado (ROCE) recorrente aumentou para 8,3%. 

As decisões de investimento do primeiro semestre, que incluem a aquisição da Tech Air nos Estados Unidos, chegaram a 1,8 bilhão de euros, aumento de +22% em relação ao primeiro semestre de 2018. O investimento industrial acumulado atingiu a marca de 2,2 bilhões de euros e deve contribuir para o crescimento futuro do Grupo.

Assumindo um ambiente comparável, a Air Liquide está confiante em sua capacidade de gerar crescimento de lucro líquido em 2019, com taxas de câmbio constantes”.

Desempenho por segmento

A receita do Grupo no 1o semestre de 2019 totalizou 10,952 bilhões de euros, aumento de +4,9% em base comparável, impulsionada pelas altas no faturamento de Gás e Serviços (+4,9%). O faturamento consolidado de Engenharia e Construção registrou ligeira queda durante o período, chegando a -3,8%, devido a uma maior proporção de projetos do Grupo na sequência do aumento das decisões de investimento. A área de Mercados Globais e Tecnologiascontinuou seu forte desenvolvimento, com crescimento de+10,7%. O impacto cambial foi positivo, chegando a +2,5%, e o impacto energético foi neutro ao longo do semestre. A aquisição da Tech Air nos Estados Unidos, ao final do primeiro trimestre de 2019, gerou um impacto significativo no âmbito de +0,4%. O crescimento das receitas publicadas pelo Grupo no 1o semestre foi, portanto, de +7,8%

receita de Gás e Serviços no 1o semestre de 2019 atingiu10,536 bilhões de euros e registrou um crescimento comparável elevado de +4,9%. O faturamento publicado teve crescimento acentuado (+7,8%), aproveitando um impacto cambial favorável (+2,5%) e a consolidação da Tech Air (+0,4%). O impacto energético foi neutro ao longo do semestre. 

Todos os negócios contribuíram para o crescimento e, em particular, os de Saúde e Eletrônicos. A área de Saúde (+ 6,0%) foi beneficiada pelo forte crescimento do faturamento em Saúde Domiciliar na Europa e em Gases Medicinais nos Estados Unidos, sem contribuição significativa de aquisições adicionais. Após um recorde de crescimento no 4o trimestre de 2018, a área de Eletrônicos manteve um aumento significativo na receita durante o 1o semestre de 2019(+13,5%). O crescimento permaneceu sólido emComerciantes Industriais, com 2,6%, apesar de um impacto desfavorável no dia útil, impulsionado pelos altos impactos dos preços. A área de Grandes Indústrias (+5,4%) beneficiou-se, em particular, com a contribuição das vendas de diversas startups na Ásia durante o 4o trimestre de 2018 e da forte demanda por hidrogênio na Europa. 

A receita de Gás e Serviços nas Américas foi de 4,217 bilhões de euros, com aumento de +2,4% no 1o semestre de 2019, impulsionada principalmente pelas áreas de Saúde (+9,4%) e Eletrônicos (+8,2%). Apesar do sólido crescimento nos volumes de oxigênio na América do Norte, o crescimento das receitas da área de Grandes Indústrias foi limitado a +1,4%, devido a uma alta base de comparação com o primeiro semestre de 2018. O faturamento da área de Comerciantes Industriais teve aumento de +1,3% graças aos altos preços, visto que os volumes foram menores. 

Sobre a Air Liquide

Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 66.000 empregados e atende mais de 3,6 milhões de clientes e pacientes. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio são moléculas essenciais à vida, matéria e energia. Elas incorporam o território científico da Air Liquide e estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902. 

A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com performance a longo prazo e atuação sustentável. A estratégia da empresa centrada no cliente visa o crescimento rentável no longo prazo. Para isso, baseia-se na excelência operacional, investimentos seletivos, abertura à inovação e uma organização conectada em todo o mundo. Por meio do comprometimento e criatividade de seus empregados, a Air Liquide impulsiona a transição energética e de meio ambiente, as mudanças na saúde e digitalização, e entrega soluções que agregam valor a todos os seus públicos. 

As receitas da Air Liquide somaram 21 bilhões de euros em 2018 e suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente representaram mais de 40% das vendas. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40, Euro Stoxx 50 e FTSE4Good. 

Fonte: R&F Comunicação Corporativa – São Paulo/SP

Por Erick Santos

Foto: Reprodução

Deixe seu comentário