Airbus anuncia importante melhoria no desempenho da família A220, sua mais nova aeronave de corredor único
Alcance da aeronave A220 aumentará em até 450nm, abrindo novas possibilidades de rotas para companhias aéreas do mundo todo
A Airbus anunciou hoje que a família A220, a mais recente adição ao seu portfólio de aeronaves de corredor único, passará a oferecer maior alcance a partir da segunda metade de 2020.
A companhia confirmou que o peso máximo de decolagem (ou MTOW*, no original em inglês) das aeronaves A220 será aumentado em 2.268 Kg, ou 2,3 toneladas métricas. O novo MTOW aumentará a capacidade de alcance do A220-300 em 3.350nm e do A220-100 em 3400nm, o que representa 450nm a mais do que o total atual.
“De acordo com a tradição da Airbus, estamos constantemente aprimorando nossos produtos,” disse Christian Scherer, Chief Commercial Officer da Airbus. “Com o novo MTOW, os operadores poderão alcançar novos mercados que atualmente não podem ser alcançados com outros tipos de aeronaves de pequeno porte e corredor único.”
“Desde que foi colocada em operação há quase três anos, a aeronave A220 já provou que está batendo ou até mesmo superando suas metas de performance iniciais, garantindo maior flexibilidade e potencial de receita aos nossos clientes,” disse Rob Dewar, Head of Engineering & Customer Support para o A220. “Hoje em dia, a Airbus está reforçando sua confiança na plataforma do A220, além de aprimorar ainda mais suas capacidades de modo a atender futuras exigências do mercado.”
O novo ganho em desempenho é atingido por meio do aproveitamento de margens estruturais e sistêmicas que já existem, além da capacidade de combustível existente. Isso permitirá que companhias aéreas desenvolvam novas rotas até então impossíveis, conectando as principais cidades da Europa Ocidental com o Oriente Médio ou o Sudeste Asiático com a Austrália.
O A220 foi criado visando explicitamente a eficiência de voo. Com aerodinâmica de ponta, materiais avançados e a última geração de motores turbofan PW1500G da Pratt & Whitney, essa aeronave oferece uma queima de combustível por assento pelo menos 20% mais baixa em comparação com aeronaves da geração anterior.
Com um histórico de pedidos contabilizando mais de 530 aeronaves até o momento, o A220 possui todas as credenciais necessárias para conquistar a maior parte do mercado de aeronaves com capacidade entre 100 e 150 assentos. Estima-se que isso representará 7 mil aeronaves ao longo dos próximos 20 anos.
*Notas aos editores
O MTOW básico atual é de 60,8 t para a A220-100 e de 67,6 para a A220-300. Com o novo aumento de 2,3 t em MTOW, o MTOW de cada aeronave passará a ser de 63,11 t para a A220-100 e 69,9 t para a A220-300.
Sobre Airbus
A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de €64 bilhões e empregou cerca de 134 mil profissionais. A empresa oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros e é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, transporte e missões, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. No segmento de helicópteros, a empresa fornece as soluções civis e militares mais eficientes do mundo.
Fonte: JeffreyGroup Brasil – Foto: Divulgação