Alemanha + arte urbana + cinema + fotografia
Projeto Conexão Berlim-Brasília promove cultura alemã por meio de exposição de fotos, exibição de filmes e intercâmbio com dupla de artistas plásticos berlinenses
As conexões entre Brasília e Berlim são várias: são cidades jovens e internacionais, que inventam e se reinventam e têm pontos em comum na arquitetura e na paixão pelas artes, a música e o cinema. Por isso mesmo, o projeto Conexão Berlim-Brasília, uma realização do Goethe-Zentrum Brasília e da Embaixada da Alemanha em parceria com o Sesc-DF, proporciona um verdadeiro diálogo entre essas capitais: a dupla de artistas visuais berlinenses Various & Gould marca presença nas atividades do evento, assim como o fotógrafo brasiliense Alexandre Bastos, que abre a programação com a mostra de fotos “Berlim – Cenas Urbanas”, dia 11 de setembro, às 19h, no Sesc 504 Sul, com direito à visita guiada.
Além disso, o público brasiliense poderá assistir às produções alemãs Victoria – um thriller urbano filmado em um só take – e This Ain’tCalifornia – um retrato da subcultura anárquica da Berlim dos anos 80, nos dias 12 e 19 de setembro, respectivamente, às 19h. Os filmes são legendados e ambos eventos têm entrada franca. Para encerrar, em 18 e 19 de setembro, a dupla berlinense de artistas plásticos Various & Gould ministra oficina de arte intitulada “Face Time” – voltada para adolescentes da escola EduSesc – com diferentes técnicas de impressão e de colagem.
A dupla também vai deixar sua marca na pintura que será realizada na parada de ônibus em frente ao Sesc 504 Sul. Por ocasião do 200º aniversário de Karl Marx, os artistas vão desenvolver o conceito da relação entre homem e trabalho. Marx, como pessoa, não aparecerá na imagem. Em vez disso, sua análise científica das relações de emprego e processos de produção servirão de inspiração para um jogo metafórico, com partes do corpo e elementos de máquina.
“O projeto Conexão Berlim-Brasília é muito importante para nós porque é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que temos um brasileiro refletindo sobre a Berlim de hoje, com a exposição do Alexandre Bastos, temos alemães vindo a Brasília trazer a arte de Berlim e deixando um legado para a cidade na parada da 504 Sul. Estamos felizes e animados com essa cooperação que conseguimos com o Sesc, que recebeu muito bem a nossa proposta”, afirma Sabine Plattner, Gerente Executiva do Goethe-Zentrum Brasília.
Arte urbana
Berlim é uma das cidades mais importantes no que diz respeito ao grafite. Entretanto, essa expressão artística é muito mais do que uma moda por lá. É uma forma de reivindicação que começou no início da década de 1980, sobretudo no lado ocidental da cidade. Naquela época, anarquistas e imigrantes de bairros como Kreuzberg usaram o Muro como tela em branco para expressar seus protestos. Na parte oriental, contudo, a prática era impedida por uma forte presença policial.
Depois da reunificação, Berlim tornou-se um dos destinos preferidos da Europa para grafiteiros de todo o mundo. Não há um canto na capital alemã que não esteja marcado por essa arte de rua. Bairros como Mitte, Kreuzberg ou a zona da moda Schönhauser Strassesão locais que concentram uma grande quantidade de grafites.
É nessa cena pulsante que nasce o trabalho da dupla de artistas berlinenses Various & Gould, que trabalham em estreita colaboração desde 2005. Depois de estudarem na Escola Superior de Arte Berlin-Weissensee (KHB), os artistas se formaram sob a tutela do professor Alex Jordan (coletivo Grapus), em 2010.
Various & Gould são conhecidos por se reinventarem constantemente. Sua criação é baseada na fórmula simples e potente do 1 + 1 = 3. Embora os métodos de serigrafia e colagem sejam sua especialidade, sua arte também pode surgir em uma performance nas ruas ou em uma instalação, pois eles gostam de cruzar fronteiras e não se ater a um determinado meio. Paixões mútuas, incluindo o amor ao papel, o entusiasmo pela beleza acidental na vida cotidiana e a arte no espaço urbano formam o núcleo de sua prática artística.
De maneira lúdica e intuitiva, a dupla geralmente lida com temas socialmente proeminentes, como trabalho, migração, gênero, morte, religião ou crise financeira. Cores vivas combinadas com tipografia e mensagens criptografadas são as características de seu trabalho, que tem influência das artes gráficas de cartazes políticos, Dada e Pop Art.
Fotografia
Após visitar Berlim pela segunda vez a convite do Goethe-Zentrum, o fotógrafo Alexandre Bastos trouxe de lá seu olhar único sobre a cidade e suas peculiaridades, resultando na mostra que fica até dia 30/9 no SESC 504 Sul.
Durante um mês, Bastos perambulou por ruas de Kreuzberg, Mitte, Friedrichshain e outras áreas de Berlim, sempre com a câmera a tiracolo para captar a esmo um pouco da atmosfera da cidade. O resultado é uma coleção de imagens das ruas, das pessoas e de eventos na cidade.
Com as imagens, o público pode se aproximar um pouco mais de monumentos famosos como a Berliner Fernsehturm, o Reichstag, oBerliner Dom, entre outros.
Programação:
11/09 | 19h | Abertura da exposição com visita guiada
Berlim – Cenas Urbanas
Fotos de Alexandre Bastos
Visitação: 12 a 30/9
Horário: 9h às 21h
Local: Sesc 504 Sul
Entrada franca
Livre para todos os públicos
12/09 | 19h | Exibição do filme Victoria
Direção: Sebastian Schipper | Cor | Drama | 140 min | 2014/15
Victoria (Laia Costa), uma jovem de Madri, conhece quatro garotos de Berlim na saída de uma boate – Sonne (Frederick Lau), Boxer (Franz Rogowski), Blinker (Burak Yigit) e Fuß (Max Mauff). A conexão é instantânea, porém, Sonne e seus amigos já têm planos sinistros: para pagar uma dívida com agiotas, decidem fazer um roubo planejado de improviso. Victoria acaba se envolvendo nesta aventura que logo se torna um pesadelo. Um thriller urbano que se passa na madrugada de Berlim filmado em tempo real em um só take – sem efeitos, sem truques. De tirar o fôlego, autêntico, romântico.
Local: Sesc 504 Sul
Alemão com legendas em português
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada franca
15 e 16/9 |Intervenção artística com V&G na parada de ônibus do Sesc 504 Sul
Duração: o dia inteiro
18/9 | 19h | Bate-papo sobre arte urbana com os artistas Various & Gould e TOYS
Mediação de Cinara Barbosa – Professora do Departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília (UnB)
Local: Sesc 504 Sul
Entrada franca
19/9 | 19h | Exibição do filme This Ain’t California
Direção: Marten Persiel | Cor| Romance-Documentário | 99 min | 2011/2012
Berlim 2011: Durante o funeral de Denis “Panik” Paraceck, velhos amigos dos tempos da RDA se reencontram e relembram sua grande paixão: o skate. Denis em sua “prancha com rodas” era praticamente imbatível em matéria de arrojo. Em muitos pequenos episódios são evocados os anos 1980, nos quais skatistas eram considerados outsiders, irreverentes, rebeldes e bem distantes do Estado e de seus planos de produção. Seu ponto de encontro era a praça Alexanderplatz, em Berlim Oriental, onde, observados por espectadores surpresos ou mesmo desconcertados, desenvolviam e apresentavam suas manobras. Um fragmento da subcultura anárquica durante o socialismo.
Local: Sesc 504 Sul
Alemão com legendas em português
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada franca
Fonte: Atelier Comunicação Personalizada – Brasília/DF
Foto: Studio Various & Gould