Alunos de Brasília participam de intercâmbio no Chile
Estudantes vão ao Festival Internacional da Amizade, que conta com torneios de basquete, futsal masculino e feminino
Trinta e três alunos do Colégio Marista da Asa Sul, em Brasília, embarcam, neste sábado (22), rumo ao Chile, para participar de intercâmbio com estudantes do Colégio Particular de Melipilla, pequena cidade distante 70 quilômetros da capital Santiago.
A equipe vai participar do Festival Internacional da Amizade, realizado em comemoração ao aniversário do colégio chileno e para festejar o Dia da Pátria, que lembra a independência do Chile em 18 de setembro.
Durante a visita, que vai durar oito dias, os estudantes maristas participarão de torneios em diversas modalidades esportivas, como basquete, futsal masculino e futsal feminino. As categorias são sub 12 (até 12 anos), sub 13 (até 13 anos) e sub 17 (até 17 anos). Todos ficarão alojados em casas de alunos chilenos como estratégia para intensificar a troca cultural entre os jovens.
Segundo o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Asa Sul, Marco Antônio Maciel Costa, que acompanhará a jovem comitiva, essa experiência é importante para a formação dos alunos enquanto cidadãos. “Temos a certeza de deixar uma marca duradoura na vida dos alunos maristas. Tenho um ex-aluno que joga na Espanha e que relata que a melhor viagem que ele já fez na vida foi a do Chile, quando tinha dez anos”, diz Costa.
O intercâmbio com o Chile já ocorre há 30 anos na modalidade esportiva e rende bons frutos. A novidade deste ano é que os alunos da disciplina de Espanhol integrarão a viagem: eles acompanharão as atividades, em clubes de leitura e aulas regulares no colégio chileno, com o objetivo de vivenciar a língua e enriquecer o conhecimento adquirido em sala de aula.
Os alunos também devem separar um dia do intercâmbio para visitar o Colégio Marista em Santiago e retornam para o Brasil no dia 30, com ou sem medalhas, mas com a certeza de que trarão na mala um aprendizado inesquecível. “A relação entre os estudantes brasileiros e chilenos transcende a escola, a sala de aula, vira experiência de vida, as famílias ficam amigas e essa amizade se perpetua”, salienta o coordenador do NAC.
Sobre a Rede Marista de Colégios
A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.
Fonte: PG1 Comunicação / Assessoria de Imprensa da Rede Marista de Solidariedade
Foto: Divulgação