Aos 42 anos, técnica em enfermagem volta à sala de aula e investe no próprio negócio

Apaixonada pela profissão, Jonize Rodrigues conquistou o sonho do diploma na maturidade, inaugurou sua empresa de curativos e já faz planos para o futuro


Jonize Rodrigues – Foto: Arquivo Pessoal

Com uma boa bagagem profissional acumulada como técnica em enfermagem e uma vontade imensa de ampliar as experiências vividas na carreira, Jonize Rodrigues embarcou em uma das aventuras mais transformadoras de sua vida. Aos 42 anos, voltou à sala de aula para realizar o sonho do Ensino Superior.

“Foi a melhor decisão da minha vida! Sou apaixonada por minha profissão e antes da minha formação, a sensação era de uma condição limitadora, não podia fazer sequer um curativo, muito menos, acompanhar a recuperação de um paciente. Mas, minha vontade de ajudar o próximo sempre foi muito além e eu estava destinada a ir atrás disso”, conta a enfermeira.

Tanta dedicação levou Jonize a estudar na Faculdade Anhanguera Asa Norte, localizada no Shopping ID. “Após um ano trabalhando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular, decidi largar tudo e comecei a trabalhar como atendente de telemarketing para pagar o curso de Enfermagem”, lembrou Jonize. A coordenadora de enfermagem, Carolina Capena, professora e preceptora de estágio da enfermeira, lembra que a acompanhou na reta final de sua graduação. “Ela sempre foi uma aluna dedicada, que se destacava em seus trabalhos em campo e esse amor pela profissão fez toda a diferença”, destacou a coordenadora que, em 2018, a convidou para fazer um estágio na Anhanguera.

Para Jonize, voltar à sala de aula já na maturidade e com a idade bem acima da média de idade dos colegas de turma foi um grande desafio. “Sempre fui muito respeitada tanto pelos alunos quanto pelos professores, o relacionamento era ótimo. O maior obstáculo era conciliar a vida de mãe, esposa e atividades diárias”, comentou a enfermeira. Segundo ela, a organização e dedicação durante toda sua trajetória como acadêmica foi fundamental para a conclusão do curso.

Quando decidiu sair do trabalho na UTI, Jonize passou a ter mais tempo para dedicar aos estudos e o que antes era um desafio, tornou-se sua maior motivação. “Na Anhanguera é possível participar de inúmeras atividades dentro e fora da sala de aula”, destacou. Segundo ela, uma de suas experiências foi fora da cidade, onde passou 15 dias atuando como voluntária pela faculdade, dentro de uma creche. “Eu não acreditava mais que era possível realizar sonhos tão grandes”.

E as conquistas fizeram Jonize ir além. Em 2017, no ano da conclusão do curso, a enfermeira preferiu não participar das comemorações e do baile de formatura. Em vez disso, investiu suas economias em uma viagem para São Paulo para participar de cursos complementares. “Acredito que nosso conhecimento deve ser propagado. Quanto mais pessoas eu puder ensinar, menos pacientes em estado grave e amputações nós vamos ter”, completou Jonize.

Do sonho à realidade

Em 2017, durante o último semestre do curso, surgiu a oportunidade de montar o próprio negócio e a enfermeira, que já realizava palestras e cursos de capacitação aceitou o desafio. Em 2018 tirou o projeto do papel e inaugurou a própria empresa de curativos e capacitação de enfermeiros: “A Curare é a realização de um sonho que aconteceu naturalmente. Na Anhanguera, os acadêmicossão sempre incentivados a irem além, a confiarem em seu potencial e a levar para a vida, o que aprendem na prática”, explicou.

Os planos para o futuro já estão por vir: “Hoje a Curare tem o foco em homecare mas estou com propostas de parcerias, recebo convites para congressos e a ideia é expandir ainda mais o foco dos tratamentos”, comemora a enfermeira. Segundo ela, nos próximos meses irá inaugurar seu ambulatório com espaço físico adequado para receber seus pacientes. “A Anhanguera é parte disso”, finalizou.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: www.anhanguera.com

Sobre a Kroton

A Kroton é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, proporcionando ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Com atuação inovadora, a Kroton é líder no desenvolvimento e aplicação de soluções educacionais. Em seus mais de 50 anos de tradição, já contribuiu para a transformar a vida de milhões de pessoas, e trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Fonte: Weber Shandwick Assessoria de Imprensa – Por Luiza Andrade

Imagem: Divulgação/Anhanguera

Deixe seu comentário