Aprovados em diversas carreiras marcam presença na CLDF
Nesta terça-feira (09), a galeria do Plenário da Câmara Legislativa do DF recebeu uma série de aprovados em concursos do Distrito Federal. As comitivas foram citadas inúmeras vezes pelos parlamentares ao longo da sessão ordinária da Casa. Os aprovados pleiteiam a nomeação em instituições como Secretaria de Saúde, Polícias Civil e Militar, e Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF).
“Essa pauta é nossa enquanto cidadão de Brasília. Se a gente pensa na nossa família e nos nossos amigos é fundamental que se tenha um olhar especial para isso”, apoiou o deputado Wellington Luiz. Presidente da CLDF, ele informou que vai pedir uma reunião com o governo distrital para dar agilidade às nomeações. “O que essas pessoas estão pedindo é uma prestação de serviço para proteger a população do DF, então essa Casa tem que fazer a sua parte”, defendeu.
Os parlamentares pastor Daniel de Castro (PP), Jorge Viana (PSD), Fábio Felix (Psol), Eduardo Pedrosa (União Brasil) e Gabriel Magno (PT) também saudaram os aprovados. Os deputados Max Maciel (Psol) e Paula Belmonte (Cidadania), por sua vez, colocaram a CLDF à disposição para fortalecer a pauta das nomeações.
“Tem algumas coisas que o governo do Distrito Federal precisa fazer urgentemente e que não estão relacionadas a ser de oposição ou de governo. A contratação de servidores da saúde que fazem a visita de casa em casa para combater o mosquito da dengue é muito importante. A contratação precisa ser agora, a saúde não espera”, constatou o deputado Chico Vigilante (PT) ao reforçar a importância de admitir mais Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e Agentes Comunitário de Saúde (ACS) no DF.
“A gente muitas vezes não consegue executar projetos e fazer trabalhos lá na ponta pela falta de servidores. Temos uma vacância de quase 6 mil técnicos de enfermagem”, alertou a deputada Dayse Amarilio (PSB). “Para resolver os problemas precisamos ter um compromisso do governo de sentar com essas categorias e definir um cronograma de nomeações. Se a gente não tiver reestruturação dos cargos, os servidores vão adoecer mesmo”, finalizou a parlamentar.
Fonte: Agência CLDF
Por Daniela Reis
Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF