Artistas alemães realizam intervenção artística na cidade neste sábado (15)
Ação faz parte da programação Projeto Conexão Berlim-Brasília
Os artistas visuais berlinenses Various & Gould marca presença nas atividades do projeto Conexão Berlim-Brasília. A dupla vai deixar sua marca na pintura que será realizada na parada de ônibus em frente ao Sesc 504 Sul, no próximo sábado (15), na intervenção urbana que acontece a partir das 10h.
Por ocasião do 200º aniversário de Karl Marx, os artistas vão desenvolver o conceito da relação entre homem e trabalho. Marx, como pessoa, não aparecerá na imagem. Em vez disso, sua análise científica das relações de emprego e processos de produção servirão de inspiração para um jogo metafórico, com partes do corpo e elementos de máquina.
Além da intervenção artísctica, Various & Gould ministram a oficina “Face Time”, nos dias 18 e 19 de setembro. Os encontros são voltados para adolescentes da escola EduSesc – com diferentes técnicas de impressão e de colagem.
Arte urbana
Berlim é uma das cidades mais importantes no que diz respeito ao grafite. Entretanto, essa expressão artística é muito mais do que uma moda por lá. É uma forma de reivindicação que começou no início da década de 1980, sobretudo no lado ocidental da cidade. Naquela época, anarquistas e imigrantes de bairros como Kreuzberg usaram o Muro como tela em branco para expressar seus protestos. Na parte oriental, contudo, a prática era impedida por uma forte presença policial.
Depois da reunificação, Berlim tornou-se um dos destinos preferidos da Europa para grafiteiros de todo o mundo. Não há um canto na capital alemã que não esteja marcado por essa arte de rua. Bairros como Mitte, Kreuzberg ou a zona da moda Schönhauser Strasse são locais que concentram uma grande quantidade de grafites.
É nessa cena pulsante que nasce o trabalho da dupla de artistas berlinenses Various & Gould, que trabalham em estreita colaboração desde 2005. Depois de estudarem na Escola Superior de Arte Berlin-Weissensee (KHB), os artistas se formaram sob a tutela do professor Alex Jordan (coletivo Grapus), em 2010.
Various & Gould são conhecidos por se reinventarem constantemente. Sua criação é baseada na fórmula simples e potente do 1 + 1 = 3. Embora os métodos de serigrafia e colagem sejam sua especialidade, sua arte também pode surgir em uma performance nas ruas ou em uma instalação, pois eles gostam de cruzar fronteiras e não se ater a um determinado meio. Paixões mútuas, incluindo o amor ao papel, o entusiasmo pela beleza acidental na vida cotidiana e a arte no espaço urbano formam o núcleo de sua prática artística.
De maneira lúdica e intuitiva, a dupla geralmente lida com temas socialmente proeminentes, como trabalho, migração, gênero, morte, religião ou crise financeira. Cores vivas combinadas com tipografia e mensagens criptografadas são as características de seu trabalho, que tem influência das artes gráficas de cartazes políticos, Dada e Pop Art.
Conexão Berlim-Brasília
O projeto Conexão Berlim-Brasília, uma realização do Goethe-Zentrum Brasília e da Embaixada da Alemanha em parceria com o Sesc-DF, proporciona um verdadeiro diálogo entre essas capitais.
Além da mostra da presença de Various & Gould, o público brasiliense poderá conferir a mostra Berlim – Cenas Urbanas” do fotógrafo brasiliense Alexandre Bastos, assistir às produções alemãs Victoria – um thriller urbano filmado em um só take – e This Ain’t California – um retrato da subcultura anárquica da Berlim dos anos 80, nos dias 12 e 19 de setembro, respectivamente, às 19h. Os filmes são legendados e ambos eventos têm entrada franca.
Serviço
Intervenção artística com Various & Gould
Data: 15 de setembro
Hora: a partir das 10h
Local: Sesc 504 Sul
Acesso livre e gratuito
Informações: https://www.facebook.com/events/1847609841993434/
Entrada livre e gratuita Mais informações: https://www.facebook.com/events/244213279615746/
Fonte: Atelier Comunicação Personalizada – Brasília/DF
Foto: Studio Various & Gould