Artplan recria Inferno de Dante em trabalho criativo para Médicos Sem Fronteiras
Ilustração foi base da campanha que retrata situação de refugiados
Milhões de pessoas, espalhadas pelos cinco continentes, enfrentam diariamente jornadas desumanas para fugir de guerras, perseguições e da pobreza. A fim de chamar a atenção para a situação da enorme quantidade de refugiados e migrantes que se deslocam ao redor do mundo, a Artplan desenvolveu um trabalho criativo para Médicos Sem Fronteiras (MSF), uma organização internacional que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência.
Por meio de fotos atuais de pessoas e contextos onde MSF atua e de uma ilustração clássica de “A Divina Comédia”, do italiano Dante Alighieri, a agência encontrou uma conexão entre a obra do poeta do século 14 e a dura realidade dos refugiados em pleno século 21. Ao criar a primeira parte de sua obra, “Inferno”, Dante imaginou o que seria a pior viagem que alguém poderia enfrentar. A imagem elaborada pelo artista francês Gustave Doré para retratar o horror expresso na poesia do italiano foi recriada com fotos reais de refugiados, mostrando que a realidade pode ser ainda mais terrível do que a pior ficção.
“Usamos a força de um clássico da literatura universal e de uma imagem icônica para gerar uma reflexão capaz de chamar a atenção para realidades insuportáveis de violência e descaso. Milhões de pessoas em todo o mundo buscam apenas um lugar onde possam viver em segurança ou simplesmente sobreviver”, disse Nira Torres, Diretora de Comunicação de MSF. “Jogar luz sobre este assunto é fazer com que a realidade de migrantes e refugiados deixe de ser invisível e chegue a um público cada vez maior”, finalizou.
“Tudo começou com um pôster e o site, no qual é possível visualizar de onde vem cada uma das imagens e a história de cada refugiado que foi atendido por Médicos Sem Fronteiras na ocasião retratada”, explicam Alessandra Sadock e Daniela Ribeiro, Diretoras de Criação da Artplan. “Aproveitando o Dia Mundial dos Refugiados, impulsionamos ainda mais a ação, e levamos esta conversa para mais pessoas, a fim de aumentar o engajamento com a causa”, complementam.
Faz parte da ação interações com influenciadores mapeados, posts e um vídeo de 1’, além de OOH e mídia impressa. Os interessados em saber mais sobre a realidade dos refugiados ao redor do mundo podem acessar o site www.refugiadosdedante.com.
Assista ao link do vídeo: https://vimeo.com/343274997
Ficha Técnica
Direção de Criação: Alessandra Sadock e Daniela Ribeiro
Criação: Bruno Almeida, Alessandra Sadock, Daniela Ribeiro, Rafael Jardim, Flavio Chubes
RTVC: Ana Ourique, Felipe Cunha, Nathalia Freitas, Nathalia Dutra
Gerente de Projetos: Ronaldo Martins, Julia Bernardes, Karla Borges
Atendimento: Mauro Frota, Leylane Soares
Midia: Sabrina Frota, Dani Ricotta e Renan Ribeiro
Tratamento Imagem: Studio H Fotografia
Video: Studio Great
Som: Soundzilla
Produtora Digital: Luego / Jhader Poço
Cliente MSF: Nira Torres, Diogo Galvão
Sobre Médicos Sem Fronteiras
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos. A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz.
Sobre a Artplan
Liderada por Rodolfo Medina, a Artplan é a maior agência brasileira, com capital 100% nacional, do mercado e atua como um HUB de soluções de comunicação para seus clientes. Em 2018, saltou da 10ª posição para 6ª no ranking das agências (Kantar Ibope Media – 2018). De acordo com o Agency Scope 2018, a Artplan foi uma das agências melhor avaliadas em Envolvimento da alta direção nas contas e 1ª na avaliação dos próprios clientes, na categoria Boa Equipe de Profissionais. Além disso, tem se destacado, durante quatro anos, no ranking Great Place to Work. A agência possui cerca de 360 colaboradores, distribuídos nos três escritórios: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Fonte: Approach Comunicação – São Paulo/SP
Fotos: Divulgação