Atenção à Pessoa com Deficiência: CEU das Artes e Praça dos Direitos prioriza igualdade de oportunidades para PcD

No projeto CEU das Artes e Praça dos Direitos em Movimento, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal em Parceria com o Instituto Idecace, a inclusão e a acessibilidade são essenciais, assegurando que todos, independentemente de suas limitações, possam participar e se beneficiar das atividades oferecidas. Cada iniciativa foi cuidadosamente planejada para promover a igualdade de oportunidades, permitindo que Pessoas com Deficiência (PcD) sintam-se verdadeiramente parte integrante da comunidade.

Na área esportiva, o projeto se destaca ao oferecer modalidades adaptadas, como Bocha, Goalball, Vôlei Sentado e Atletismo. Essas atividades garantem que os participantes com diferentes tipos de deficiência possam desfrutar dos benefícios do esporte, reforçando a importância da inclusão em todas as esferas sociais.

As artes e a cultura também têm um espaço significativo no projeto, com uma programação inclusiva que abrange contação de histórias, danças urbanas, oficina de teatro, cinema educativo, aulão de zumba e a estimulação funcional e global. Esta última atividade é especialmente focada no desenvolvimento integral da Pessoa com Deficiência, proporcionando um ambiente enriquecedor e inclusivo.

Além das atividades culturais e esportivas, o projeto CEU das Artes e Praça dos Direitos em Movimento, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal em Parceria com o Instituto Idecace, oferece uma variedade de Cursos de Qualificação, acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva. Entre os cursos disponíveis estão informática, reforço escolar, oficinas profissionalizantes e preparatórios para Vestibular e ENEM. Estas iniciativas são fundamentais não apenas para capacitar os alunos, mas também para reforçar a importância de uma educação inclusiva e acessível, preparando-os tanto para o mercado de trabalho quanto para os desafios acadêmicos.

O projeto conta ainda com a metodologia de desenvolvimento de talentos DNA DO BRASIL, onde os alunos são submetidos a uma bateria de testes que avaliam o seu perfil esportivo, vocacional (profissionalizante), de saúde e qualidade de vida. Com os profissionais é feito um direcionamento para a prática de atividades e modalidades específicas, de acordo com as potencialidades detectadas, e com oportunidades de encaminhamento para o mercado de trabalho.

O Presidente do IDECACE, Wilson Cardoso, conta que “há mais de 20 anos o IDECACE está se dedicando a desenvolver uma metodologia que apoia Pessoas com Deficiência nas áreas de mobilidade, psicossocial e vocacional. O objetivo geral é abrir um caminho de luz e oportunidades para essas pessoas”.

Débora Pimentel, mãe do Kauan de 7 anos no espectro autista compartilha sua experiência com entusiasmo. “Vir pra cá é algo que eu não penso duas vezes, gostei muito deste projeto. Meu filho tem o espectro autista e as atividades oferecidas aqui estão ajudando muito ele. O que mais gostei é que eles aceitam as crianças portadoras de necessidades especiais. Tratam as crianças super bem, têm monitor e cuidam muito de todos. É maravilhoso aqui, eu estou amando”, conta.

Débora Pimentel também ressalta como o projeto tem sido fundamental para o desenvolvimento de seu filho. “Meu filho tem sete anos e ele está amando aqui. Ele chora pra vir. Ele já dorme dizendo: ‘Amanhã, mamãe, eu quero ir lá pro projeto’. Se não fosse por este projeto, ele ficaria em casa sem nenhum tipo de atividade. Mas agora, ele tem mostrado muito mais habilidade em conviver com as pessoas, em brincar com outras crianças, e isso é algo que faz toda a diferença na vida dele e na minha”.

Saiba mais em idecace.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa | IDECACE

Por Karolyne Antunes

Foto: Reprodução

Deixe seu comentário