Aulas de literatura gratuitas
Alunos da rede pública e privada podem tirar dúvidas sobre o PAS na Feira do Livro
“Oh! Bendito o que semeia/Livros à mão cheia/E manda o povo pensar!”. Os versos do poema, “Espumas Flutuantes” (1870), do poeta baiano Castro Alves, foram evocados pelo professor de literatura da rede privada, José Lacerda, para sintetizar sua primeira participação no projeto “PAS na Feira”. Uma das várias atrações da 35ª edição da Feira do Livro de Brasília (Felib), o encontro, que acontece no Espaço 180° em três momentos do evento, até o dia 16, tem aliviado a angústia dos jovens que estão até o pescoço com os livros indicados pelo Programa de Avaliação Seriada da UnB. “A ideia é boa porque também traz as pessoas às feiras, fazendo com que elas tenham um contato mais intenso com os livros”, elogiou o experiente educador.
O título do dia debatido entre os 40 alunos do Colégio Único foi a obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, um marco na literatura regionalista brasileira. Prestes a tentar uma vaga no curso de Direito, Bruna Muinhos, 17 anos, não conhecia o drama dessa família de retirantes e sua cadela Baleia pelo sertão nordestino. Por isso achou válida a “aula espetáculo” do professor José Lacerda. “Ajudou muito”, ri. “Muitos dos meus colegas leram o livro, conhecem a história, mas eu não tive tempo ainda, agora não vou ficar na mão graças a essa aula compacta”, agradeceu a estudante.
Idealizado pelo professor e escritor Marcos Paco, Coordenador Pedagógico do Espaço 180° da Feira do Livro de Brasília, o projeto “PAS na Feira” é só uma das várias atividades educacionais que acontecem no local. Além de ajudar os alunos no vestibular da Universidade de Brasília (UnB), os visitantes poderão participar no espaço de oficinas de texto, caligrafia, carreira de desenvolvimento, inteligência emocional e até lettering – criação de letras desenhadas. É só acompanhar a programação no site do evento: http://felib.com.br/2019/.
“São atividades sintonizadas com a realidade de Brasília. Por exemplo, estudar para concursos faz parte da vida da cidade”, destaca Paco. “Já o objetivo do ‘PAS da Feira’ é o de disponibilizar aulas gratuitas de professores de ponta no mercado para qualquer pessoa que estiver passando pela feira, ao mesmo tempo que incentivamos os visitantes a conhecer as novidades editoriais”, observa. retorno dos participantes do encontro é incrível, o depoimento dos alunos da rede pública na semana passada foi sensacional”, destacou.
Fonte: Agência Brasília – Foto: Divulgação/Agência Brasília