Banco de leite do HUB precisa de doações
Hospital oferece kit para armazenamento e recolhe o produto em casa, em qualquer local do DF. Material vai para a Unidade Neonatal
Um dos mais importantes programas de saúde do Distrito Federal, o Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno, como é chamado o Banco de Leite, do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) precisa de leite materno. Qualquer mulher saudável e que esteja amamentando o filho, pode ser doadora. O HUB oferece um kit para o armazenamento do leite e recolhe o produto em casa, em qualquer local do DF. O leite recolhido é distribuído na UTI Neonatal do hospital.
Para doação, o leite deve ser armazenado em frasco de vidro com tampa de plástico esterilizado e congelado por até dez dias. Depois, é só ligar para o Banco de Leite do HUB para agendar dia e horário para a equipe do hospital buscar o produto na sua casa.
No HUB, o Banco de Leite também oferece orientações para as mães com dificuldade de amamentar ou ordenhar, que é a retirada do leite para uso posterior ou doação. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h, para toda a população. Não há necessidade de agendamento prévio.
Agosto Dourado
O mês de agosto é dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Este ano, a Semana Mundial de Aleitamento Materno tem como tema “Amamentação: a base da vida”, chamando a atenção para a importância vital da amamentação para a saúde.
Com a doação, as mães podem contribuir para o desenvolvimento saudável de bebês que não conseguem sugar diretamente no peito por serem prematuros ou apresentarem alguma doença ou dificuldade relacionada à amamentação.
Serviço:
Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno
Telefone: 2028-5585.
Fonte: Metrópoles
Foto: iStock