BB incrementa mais de R$ 700 mi em limite de crédito para clientes com Open Finance
Banco é uma das empresas que lideram a implementação do Open Finance no mundo
O Banco do Brasil atingiu a marca de R$ 700 milhões em incremento de limites de crédito de clientes pessoa física, a partir das informações compartilhadas via Open Finance com o Banco. De acordo com o BB, esse valor refere-se a limites de cartão de crédito e da linha de crédito CDC Automático (crédito sem garantia, para uso livre), cujos modelos de análise já utilizam os dados de outras instituições em seus cálculos.
Os resultados mostram na prática as vantagens do Open Finance para o consumidor. “Com a maior visibilidade da sua vida financeira, como os dados de movimentação de conta e uso do cartão de crédito em outros bancos, conseguimos conhecer ainda mais o cliente e ser mais assertivos na apuração de sua capacidade de pagamento e, por consequência, oferecer um limite mais adequado”, comenta o Felipe Prince, vice-presidente de controles internos e gestão de riscos do BB.
Segundo Prince, o Open Finance tem sido um importante mecanismo para identificar consumidores com adequado perfil de risco e gerar crédito sustentável para o cidadão e para a sociedade, complementa.
O Banco do Brasil tem se destacado na implementação de soluções como essa, que usam os dados compartilhados pelos clientes para gerar benefícios financeiros ou de conveniência aos clientes. Com isso, foi a única empresa brasileira listada no Ranking Global de Empresas que Lideram o Progresso do Open Finance no mundo em 2022, mantido pela entidade Open Future World.
Open Finance para pagamento de empréstimos
No início de março, o BB divulgou a disponibilização do pagamento de parcelas vencidas de CDC com o uso do saldo de outras instituições financeiras. Todo o procedimento é feito no aplicativo do BB, sem necessidade de transações em diferentes aplicativos.
O Banco do Brasil foi o primeiro banco a adotar a solução Pix Open Finance para essa finalidade, que é o uso da função de iniciador de transações de pagamento (ITP) para transferir valores entre as instituições financeiras autorizadas, a pedido do cliente.
Pioneirismo do BB no Open Finance |
· 1º banco da América Latina a fazer uma operação estruturada de Open Banking, em 2017, com lançamento do Portal do Desenvolvedor (developers.bb.com.br) · 1º banco a estabelecer uma parceria de Open Banking negocial no Brasil (com a Conta Azul), em 2017 · 1ª instituição a oferecer a jornada do consentimento completa no Open Banking regulatório em todos os canais (agosto/21) · 1º grande banco habilitado a operar como iniciador de pagamentos – ITP (abril/22) · 1º banco do mundo a disponibilizar a jornada do consentimento do Open Finance no WhatsApp BB (61 4004-0001) (agosto/22) · 1º banco a oferecer uma solução – Pix Open Finance – utilizando o ITP a todos os seus clientes no App (setembro/22) e no WhatsApp (outubro/22) · 1º banco a oferecer uma solução de investimentos – aplicação em fundos utilizando saldo de outros bancos (novembro/22) · 1º banco a oferecer o pagamento de parcelas vencidas de CDC com saldo de outros bancos via Open Finance (fevereiro/23) |
Fonte: Assessoria de Imprensa Banco do Brasil
Foto: Marcelo Camargo/EBC