Berry Day 2024: workshop aborda potencialidades e desafios do cultivo de frutas vermelhas no DF
Evento apontou as frutas vermelhas como grande aposta da agricultura no Distrito Federal
O cultivo de frutas vermelhas, como açaí, mirtilo e framboesa, está ganhando cada vez mais espaço no Distrito Federal, e o Berry Day – Workshop: Cenários Potenciais das Frutas Vermelhas no DF, realizado nesta terça-feira (3), marcou esse movimento. O evento reuniu produtores rurais, técnicos e especialistas no Parque Granja do Torto (PGT) para discutir as oportunidades e desafios do setor.
Organizado pelo PGT, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), o workshop integrou a programação da 32ª Expoabra 2024. O evento ofereceu palestras e discussões que abordaram desde as tecnologias de produção até as possibilidades de diversificação e agregação de valor ao cultivo dessas frutas.
Ao lado do marido e da irmã, a produtora rural Leandra Alvarenga, da região da Rota do Cavalo, em Sobradinho, começou a produzir mirtilo há pouco mais de um ano. Ela foi uma das participantes que contou a experiência com o cultivo e a comercialização da fruta, que também é conhecida como blueberry, e destacou a importância emocional e econômica de retornar às raízes rurais e investir em frutas vermelhas.
“O meio rural tem seus desafios, mas traz uma satisfação enorme, tanto pela memória afetiva quanto pela qualidade de vida que proporciona. Iniciamos nosso projeto com o mirtilo e vimos que, mesmo com o clima desafiador do Cerrado, é possível produzir frutas de alta qualidade aqui”, compartilhou ela durante a rodada de palestras sobre experiências de produtores de referência em frutas vermelhas.
“O Distrito Federal, com localização estratégica, infraestrutura e produtores dedicados, tem um enorme potencial para se tornar um polo na produção dessas frutas” Rafael Bueno, secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Durante a abertura, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, destacou que as frutas vermelhas representam uma oportunidade promissora. “Essas frutas são superalimentos com alta demanda global. O Distrito Federal, com localização estratégica, infraestrutura e produtores dedicados, tem um enorme potencial para se tornar um polo na produção dessas frutas”, afirmou Bueno, ressaltando o apoio do governo para o desenvolvimento desse mercado.
O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Cleison Duval, ressaltou o empenho das instituições em apoiar os produtores. “O cultivo de frutas vermelhas no DF não é apenas uma oportunidade, mas também um desafio que estamos vencendo juntos. Com a união de esforços entre produtores, governo e instituições de pesquisa, o Distrito Federal tem tudo para se tornar uma referência na produção de frutas vermelhas, agregando valor e inovação ao agronegócio local”, disse Duval.
A Emater-DF participou na abertura e também como mediadora no debate sobre tecnologias de produção na fruticultura e nas palestras sobre experiências de produtores de referência em frutas vermelhas. O evento também contou com discussões sobre potencial de produção de frutas vermelhas no DF e na Ride e sobre produtos alternativos para a produção e beneficiamento de frutas.
O Berry Day 2024 destacou também as vantagens nutricionais e comerciais das frutas vermelhas, bem como a importância de investir em novas tecnologias e na organização dos produtores para acessar mercados de alto valor agregado. “A produção de frutas vermelhas pode transformar o Distrito Federal em um polo agrícola de destaque, aproveitando o conhecimento acumulado e as condições favoráveis da nossa região”, afirmou Fernando Cezar Ribeiro, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF).
Frederico Calazans, técnico responsável pela Rota da Fruticultura na Seagri, reforçou a importância do Berry Day como um espaço de troca de conhecimentos e experiências. “Este dia foi idealizado para discutirmos tecnologias, sistemas de produção e as melhores práticas para o cultivo de frutas vermelhas. A demanda pelo evento foi tão grande que já estamos planejando uma próxima edição em um espaço maior,” anunciou.
*Com informações da Emater-DF
Fonte: Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília