Brado responde por 74% dos contêineres transportados por ferrovias em 2017

 

A empresa carregou 1,7 bilhão de toneladas por quilômetro útil (TKU) pelas malhas Norte, Paulista e Sul da Rumo.

A Brado Logística transportou 74% do volume total de toneladas por quilômetro útil (TKU) carregado em contêineres por ferrovias em todo o País no ano de 2017. Foram 1,7 bilhão de TKU transportado pelas malhas Norte, Paulista e Sul da Rumo Logística. Os dados estão disponíveis no Anuário do Transporte 2018 da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

A liderança nesse nicho também ocorreu em 2016, quando a Brado respondeu por 73% do volume total de contêineres, atingindo a marca de 1,6 bilhão de TKU nas mesmas três malhas. “Esses números da CNT confirmam que o mercado vem aderindo ano a ano à competitividade do frete ferroviário e aos benefícios da multimodalidade”, afirma Marcelo Saraiva, diretor comercial e de operações da Brado. “Ainda temos muito espaço para crescer”.

Em 2017, o volume total transportado em contêineres por todo o modal ferroviário foi de 2,4 bilhões de TKU, valor 5% superior ao registrado no ano anterior. “Dependendo do tipo de carga e dos quilômetros que precisam ser percorridos, nossas soluções que utilizam caminhões para pequenos trechos e o trem para as longas distâncias têm o melhor custo-benefício”, diz Saraiva. “Vale ressaltar que, pelos trilhos, a carga sempre chega no prazo combinado, com segurança e previsibilidade”.

Dentre as malhas da Rumo, a que transportou o maior volume em contêineres foi a Malha Norte: 998 milhões de TKU. Nessa ferrovia, que corta os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, os contêineres da Brado carregam produtos variados, como defensivos agrícolas e fertilizantes que chegam via importação pelo Porto de Santos (SP), e alimentos congelados, couro, madeira e grãos e com destino à exportação pelo mesmo porto paulista.

As operações no mercado interno contribuíram decisivamente para o domínio da Companhia no segmento de contêineres. Para atender cooperativas e indústrias, a Brado movimenta por ferrovia cargas como milho e óleo de soja para a região de Campinas e bens de consumo, materiais de construção, alimentos e bebidas para a região de Cuiabá. “Em agosto, completamos um ano das operações dedicadas ao mercado interno, estratégia que representa hoje 35% dos negócios da empresa”, finaliza Marcelo Saraiva.

Sobre a Brado

A Brado é referência nacional em serviços de logística de contêineres. Possui estrutura própria composta por 16 locomotivas, mais de 3 mil contêineres e 2,4 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focado na integração multimodal.

 

Fonte: Loures Consultoria – São Paulo/SP

Foto: Reprodução

 

Deixe seu comentário