Brasil conquista novo reconhecimento em seleção global da OMT
Indicada pelo Ministério do Turismo, a Rota do Enxaimel, na cidade de Pomerode (SC), foi escolhida como uma das “Melhores Vilas Turísticas” do planeta
O Brasil brilhou novamente em mais uma seleção global da Organização Mundial do Turismo (OMT). Indicada pelo Ministério do Turismo, a Rota do Enxaimel, situada no bairro Testo Alto de Pomerode (SC), foi escolhida nesta quinta-feira (02.12) como uma das “Melhores Vilas Turísticas” do planeta e recebeu o selo Best Tourism Villages. A certificação reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades sustentáveis, preservando tradições culturais e o meio ambiente.
O anúncio ocorreu em Madri, na Espanha, durante a 24ª Assembleia Geral da OMT. O roteiro catarinense abriga a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha, técnica que consiste na montagem de paredes a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila. São 50 estruturas do tipo espalhadas por um percurso de 16 quilômetros tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que participa do encontro da OMT e acompanhou a premiação, comemorou a conquista. “É muito gratificante, aos olhos de todo o mundo, participar desta vitória de Pomerode, a quem parabenizamos. Isso só comprova o potencial que o Brasil tem de atrair visitantes para os seus variados atrativos, além de sol e praia, e desenvolver o turismo rural como atividade geradora de emprego e desenvolvimento”, comentou.
A seleção recebeu inscrições de 174 destinos de 75 países e consagrou 41 localidades ao redor do mundo. Para integrar o seleto grupo, a Rota do Enxaimel precisou demonstrar alinhamento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Entre eles, fazer do turismo um forte impulsionador do seu desenvolvimento e bem-estar da comunidade, além de promover e conservar recursos culturais e naturais.
O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, destacou a importância da premiação para o reconhecimento do turismo como fator de desenvolvimento. “O turismo pode ser um motor de coesão social e inclusão, promovendo uma distribuição mais justa de benefícios em todo o território e empoderando comunidades locais. Esta iniciativa reconhece aldeias empenhadas em fazer do turismo um forte impulsionador do seu desenvolvimento e bem-estar”, declarou.
Também presente à cerimônia em Madri, o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, celebrou o reconhecimento. “Somos de uma cidade em que procuramos preservar bastante a cultura, as tradições. Isso é extremamente importante para que consigamos manter o local como uma referência para a nossa cultura. Essa premiação só vem reforçar a importância e o valor de mantermos nossas culturas e tradições. E esse é um trabalho conjunto com a comunidade”, enfatizou.
O anúncio foi acompanhado, ainda, pelo representante da Associação Rota do Enxaimel, Albert Sabin, que apontou benefícios da vitória ao desenvolvimento local. “Sou nascido e criado na Rota do Enxaimel. E, para mim, estar aqui em Madri recebendo o prêmio de “Melhor Vila Turística” do mundo é muito orgulho. Esse prêmio é um divisor de águas, trará para nós novas oportunidades e será de essencial importância para manter a nossa cultura”, afirmou.
As “Melhores Vilas Turísticas” servirão de exemplo de destinos rurais e vão compor uma rede para a troca de experiências, boas práticas, aprendizados e oportunidades (Conheça aqui as demais vilas reconhecidas). Os representantes das localidades selecionadas vão participar, ainda, de um Programa de Melhoria, com a colaboração de especialistas e parceiros dos setores público e privado responsáveis por promover o turismo para o desenvolvimento do campo.
ROTEIRO – Localizada na região do Vale do Itajaí, a Rota do Enxaimel é considerada a principal região para a preservação da cultura e tradições germânicas no Brasil. O percurso catarinense proporciona experiências relacionadas ao patrimônio imigratório, produtos agrícolas e coloniais, artesanato, trilhas ecológicas e atividades esportivas. Os atrativos de destaque incluem ainda parques, museus e cervejarias.
* Com informações da OMT
Por André Martins
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Foto: Roberto Castro/MTur