Brasília: neste país, lugar melhor não há

Lá em 1987, Renato Russo já dizia sobre Brasília: Neste país, lugar melhor não há. E, em 2024, o levantamento IPS Brasil 2024 (Índice de Progresso Social) confirmou o que a letra de Faroeste Caboclo já afirmava e a cidade lidera o ranking de melhor qualidade de vida do país. O estudo foi realizado com base em fatores como moradia, nutrição, saúde, segurança pessoal, acesso à informação, saneamento, educação, meio ambiente, entre outros indicadores. A capital recebeu uma nota (71,25) maior que a média nacional (61,83).

A divulgação dos dados da pesquisa deve aquecer ainda mais o mercado imobiliário do Distrito Federal e acelerar os investimentos das construtoras na cidade. Segundo levantamento divulgado pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF), o Índice de Velocidade de Vendas da capital está em 12,7% – marca mais alta da série histórica que começou a ser registrada em 2015. Foram registradas a venda de 879 imóveis no mês de maio, mais que o dobro do mesmo período em 2023, quando foram 424 unidades. Ao todo são 6.908 unidades disponíveis para venda em várias regiões do DF atendendo a diferentes faixas de renda.

Paulo Muniz, Diretor da CONBRAL, uma das primeiras empresas a desenvolver incorporações imobiliárias no DF, comenta que a taxa de juros já se encontra em um patamar que tem facilitado as condições do financiamento imobiliário, ela tem sido um dos fatores para o crescimento do setor. “Fizemos um pré lançamento recentemente de mais um empreendimento da CONBRAL no Guará, o Portal do Parque II, com unidades de 2 e 3 quartos. Só no primeiro mês recebemos 200 visitas, principalmente de investidores e famílias que buscam um lugar com segurança e tranquilidade para morar”, comemora Muniz. “A expectativa para o segundo semestre é de novos lançamentos residenciais pela cidade”.

O Distrito Federal está em constante transformação. Suas regiões administrativas são praticamente independentes do centro da cidade e possuem uma boa infraestrutura, permitindo que os moradores não precisem se deslocar por grandes distâncias em busca de emprego, lazer, comércio e outros serviços. “Uma localização privilegiada, próximo a escolas, restaurantes, praças e outros fazem a diferença na hora de escolher um imóvel e Brasília entrega esse item em todas as regiões”, afirma o diretor. “Hoje é quase impossível não encontrar uma unidade que não fique perto dos principais serviços básicos”.

O diretor também destaca que as pessoas têm procurado por imóveis que ofereçam conforto, segurança e opções de lazer em um só lugar. “Por isso as construtoras têm investido cada vez mais em projetos que contemplem áreas comuns completas e que atendam às demandas dos moradores de diversas faixas etárias, dos mais jovens aos idosos”, afirma. “E além dos espaços de convivência, as empresas também buscam desenvolver plantas diferenciadas e personalizáveis para que as pessoas possam deixar a residência de acordo com as suas necessidades”, finaliza.

Sobre a CONBRAL 

A CONBRAL é uma das mais antigas empresas em atividade na área de construção civil da Capital Federal. Desde outubro de 1968 vem construindo sua sólida história em Brasília. Planejamento, persistência, determinação, trabalho e boa gestão. Já construiu mais de 1,3 milhão de m² em Brasília, Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Boa Vista (Roraima) e Manaus (Amazonas). Seu pioneirismo é lembrado com as primeiras obras do Guará II, de Samambaia e Águas Claras, além de participar diretamente com outros parceiros, do planejamento e construção dos empreendimentos Quadra Parque 311 Norte e o Ilhas do Lago, referências em qualidade, conforto e valorização no DF.

Fonte: Profissionais do Texto

Por Fernanda Nalon

Foto: Divulgação/Foto aérea Portal do Parque II

Deixe seu comentário