Brasília recebe os Jogos Universitários Brasileiros de 2024 a partir de quarta-feira (9)
Maior evento de esporte universitário da América Latina receberá mais de 6 mil atletas na disputa em 31 modalidades
Brasília sediará a maior etapa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2024, que ocorrerá de 9 a 19 de outubro. Com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL-DF), a competição, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), reunirá mais de 6 mil atletas de todo o país, disputando 31 modalidades e consolidando-se como o maior evento de esporte universitário da América Latina.
As competições incluem modalidades como atletismo, badminton, basquete, futebol eletrônico, futsal, judô, natação e vôlei, entre outras. Os locais que receberão os jogos incluem a piscina reformada do Complexo Esportivo Mané Garrincha e a nova pista de atletismo da Universidade de Brasília (UnB). O Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) abrigará a maior parte da estrutura do evento.
O secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, ressaltou o compromisso da secretaria com o paradesporto e o esporte universitário. “A realização do JUBs em Brasília demonstra nosso empenho em promover o esporte e a inclusão por meio do paradesporto, reforçando a posição da capital como um centro de referência para grandes competições,” afirmou.
O programa esportivo desta edição inclui quatro modalidades paradesportivas: atletismo, badminton, natação e tênis de mesa. A inclusão do paradesporto visa ampliar as oportunidades para atletas de alto nível, oferecendo uma vitrine para que sejam observados e selecionados para competições internacionais, como os Jogos Mundiais Universitários de Verão, que acontecerão em 2025.
Luciano Cabral, presidente da CBDU, afirmou que o evento promete ser o maior de todos os tempos e se reafirma como o maior do desporto educacional no Brasil. “Esta edição, já histórica por sua magnitude, terá um impacto significativo na economia local, envolvendo 20 hotéis e promovendo o comércio e o turismo. O evento também contará com a presença de participantes da China, elevando a visibilidade de Brasília no cenário internacional”, disse Cabral.
*Com informações da SEL-DF
Fonte: Agência Brasília
Foto: Washington Alves/CBDU