Brasília sediará o Fórum Regional do Capitalismo Consciente
Com tema “Desigualdade no Acesso ao Crédito”, o encontro acontece no dia 29 de junho e promove uma articulação entre os setores público e privado para discutir o assunto
Em 2023, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) completa 10 anos de atividades e, de forma inédita, está realizando o III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente dividido em Fóruns Regionais que acontecerão nas 11 filiais do instituto. Assim, a sétima filial a receber o evento será a de Brasília . O evento acontecerá no dia 29 de junho, das 8h30 às 17h30, na Softown, considerada a casa da nova economia, em Brasília, no Distrito Federal. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Sympla, e 50% do valor será destinado para o combate à fome e à insegurança alimentar, em parceria com a Start-up Connecting Food.
Filial de Brasília vai discutir a desigualdade no acesso ao crédito
O evento está alinhado com o objetivo deste ano do ICCB de contribuir para a redução de dez impactantes desigualdades do país. A filial de Brasília escolheu como temática a desigualdade no acesso ao crédito, promovendo uma articulação entre os setores público e privado para discutir o assunto sob o viés ESG. O encontro, que vai reunir empresários locais e lideranças, tem como intuito fomentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 e 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que tratam sobre a redução das desigualdades.
“Estamos numa crescente de aprendizado com os fóruns regionais, e agora chegamos ao sétimo evento, de um total de onze, e seguimos no objetivo de promover discussões em prol de fomentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, além de celebrar os dez anos de atividade do ICCB no país. Os fóruns são uma oportunidade de fazer uma aproximação e nos comunicarmos de forma mais assertiva com empresários e líderes locais dos quatro cantos do Brasil. Queremos promover uma movimentação entre as regiões e ampliar a pauta do Capitalismo Consciente, descentralizando a discussão da região Sudeste. E junto à Filial de Brasília vamos discutir um tema super importante, que é a desigualdade do acesso ao crédito, que é um dos fatores determinantes para perpetuar a pobreza”, destaca Daniela Garcia, CEO do ICCB.
Programação do evento
Na ocasião, após a abertura do evento, que será feita pela liderança da Filial Regional do Capitalismo Consciente no Distrito Federal, André Fróes, ele também vai mediar um Talk Consciente sobre a desigualdade de acesso ao crédito e iniciativas exemplares, junto a Juvêncio Braga da fintech Veriza; Israel Sena da Vem Money, plataforma online de inclusão financeira com foco em saúde e Fernando Zago, co-fundador do Banco Afro
E ainda no período da manhã, acontece uma breve apresentação sobre os 10 anos do Capitalismo Consciente no Brasil com Daniela Garcia, CEO da instituição, e fechando as apresentações matutinas, mais um mini talk consciente intitulado “Por uma gestão mais humana e sustentável” conduzido por Hugo Bethlem, Cofundador e Presidente do Conselho do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.
Já o período da tarde do evento vai ser dedicado a dois workshops. Primeiro, o Jogo do Capitalismo Consciente sobre os ‘Quatro pilares em prol da Educação’ com Gabriel Monteiro, coordenador de Expansão Nacional no Instituto Capitalismo Consciente Brasil, e segundo, o workshop regional ‘Liderança Consciente’ com Henrique Santana, que tem importante carreira voltada para a capacitação de líderes e gestão de pessoas.
“A gente buscou trazer para o nosso fórum pessoas e empresas que estejam lidando diretamente com o problema da desigualdade de acesso ao crédito e atuando para solucionar esta desigualdade. Então, nós pensamos em uma programação onde estivessem reunidas pessoas para falar sobre soluções que atuam na facilitação de acesso ao crédito relacionados a um mercado específico, a saúde, além de pessoas de baixa renda que não são bem servidas pelo mercado financeiro atual”, comenta André Fróes, líder Regional do Capitalismo Consciente no Distrito Federal.
Os interessados em participar podem realizar inscrição online, pela plataforma Sympla ou entrar em contato com a equipe da Filial do Capitalismo Consciente do DF, através do e-mail filialdf@ccbrasil.cc.
Sobre o Capitalismo Consciente
O movimento Capitalismo Consciente surgiu nos Estados Unidos e tem como objetivo incentivar, inspirar e ajudar negócios a adotarem práticas que visem a geração de valor para todas as partes interessadas de uma organização. Esse trabalho é feito por meio de quatro pilares: Propósito maior, Liderança consciente, Cultura consciente e Orientação aos stakeholders. No Brasil, os princípios do movimento estão sendo disseminados pelo Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) que, desde 2019, está presente também em Brasília, no Distrito Federal.
SERVIÇO:
Evento: Fórum Regional do Capitalismo Consciente de Brasília (DF)
Data e horário: 29 de junho, das 8h30 às 17h30
Local: Softown, Brasília – DF
Endereço: SOF SUL, St. e Sul Qse St. de Oficinas, 6-8 – Quadra 10 conjunto B, Brasília – DF, 71215-252
Ingressos: Por meio do Sympla, neste link.
Sobre o Instituto Capitalismo Consciente Brasil
Desde 2013 contribuindo para transformar a forma como se fazem negócios e investimentos no país, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) incentiva, inspira e ajuda empreendedores e líderes a aplicarem os princípios do capitalismo consciente em suas organizações, com uma abordagem pautada em propósito e cuidado com os stakeholders. Em 2023, a organização celebra 10 anos de atividades promovendo ainda mais cursos e formações, expansão de suas filiais regionais pelo Brasil, presentes no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além da realização de grandes eventos com objetivo de elevar ainda mais consciência, com a missão reduzir desigualdades e realizar programas de conscientização, inspiração e educação. Em sua primeira década, o Instituto alcançou a marca de 228 corporações associadas, 487 embaixadores certificados, 76,3 mil seguidores nas redes sociais e o número de associados pessoa-física ultrapassou a marca de 5,5 mil pessoas.
Fonte: Máindi |Por Leticia Chaves
Imagem: Divulgação