Burnout: psicóloga dá dicas sobre o tratamento da doença que tem afetado os brasileiros 

Ansiedade e depressão são sintomas comuns naqueles que trabalham em áreas essenciais, de acordo com especialista

A Síndrome de Burnout é um transtorno psíquico que provoca esgotamento físico e mental, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal. Sua manifestação está diretamente relacionada ao ambiente de trabalho, ou seja, não decorre de outro contexto e não deve ser confundida com cansaço comum, rotineiro. Em razão da pandemia, a saúde mental dos trabalhadores brasileiros foi afetada, evidenciando sintomas como ansiedade e aumento do nível de estresse. 

De acordo com a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Brasília (Taguatinga Shopping), Luciene Alves, a Síndrome tem tratamento, que deve ser realizado desde os primeiros sintomas. “Caso não receba o tratamento adequado, pode progredir para um quadro depressivo e de ansiedade e afetar negativamente a saúde mental e física”, afirma.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Ministério da Previdência Social, em 2023, 421 pessoas foram afastadas do trabalho por burnout — é o maior número dos últimos dez anos no Brasil.

A docente faz um alerta: se não tratada, pode levar a problemas sérios de saúde como hipertensão, doenças do coração e problemas estomacais. Por isso, é fundamental ficar atento a sintomas como cansaço excessivo, físico e mental, alterações de humor, insônia, dores de cabeça frequentes, pressão alta e problemas para digerir alimentos. Esses sinais podem indicar que algo não vai bem e precisam ser investigados.

Confira as dicas da especialista para prevenir e tratar a Síndrome: 

Busque ajuda psicológica e psiquiátrica: a psicoterapia é realizada por intermédio de um profissional psicólogo e é um importante instrumento para ajudar na identificação e tratamento de doenças mentais. Já no atendimento psiquiátrico, o médico pode avaliar, dentre outros aspectos, a necessidade do tratamento medicamentoso; 

Respeite seus limites: mantenha uma rotina saudável de sono, respeitando horários, evitando mexer no celular em momentos próximos de deitar-se, e busque dormir pelo menos 8 horas por noite; 

Aproveite os momentos de lazer, para se desligar do trabalho nas horas vagas: pode ser leitura, passeios ao ar livre ou pedaladas. Algo que te faça bem.

Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Cogna/SP

Por Nicholas Montini Pereira

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário