Caminhada no Guará II alerta população para os riscos das doenças cardiovasculares

Em alusão ao Setembro Vermelho, evento ocorre neste sábado (28), no Parque Ecológico Ezechias Heringer, das 8h às 12h

Para marcar o Setembro Vermelho, que busca conscientizar sobre doenças cardiovasculares, a Secretaria de Saúde (SES-DF) promove, neste sábado (28), a 1ª Caminhada no Ritmo da Vida. Das 8h às 12h, o Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará II, irá abrigar estandes para aferição arterial e de glicose e para testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Também será possível atualizar o cartão de vacina com doses contra hepatite B, antitetânica, gripe, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e covid-19, conforme a faixa etária. 

Arte: Divulgação/SES-DF

Segundo a fisioterapeuta da SES-DF Letícia Caixeta, a caminhada é uma atividade física de baixo impacto que pode auxiliar na prevenção e no tratamento das doenças cardiovasculares. “Esse exercício simples traz inúmeros benefícios: melhora a circulação, fortalece o coração, reduz o estresse e ainda promove o bem-estar mental”, elenca. 

Organizado pela Superintendência Regional de Saúde Centro-Sul e pela Diretoria de Atenção Primária da região, o evento promove ainda palestras sobre alimentação saudável e controle de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão arterial, além de várias Práticas Integrativas em Saúde (PIS). 

Questão de saúde pública

De acordo com o Cardiômetro, indicador criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de 298 mil pessoas já morreram em decorrência de doenças do coração no Brasil só em 2024. A estimativa da entidade é que, até o final deste ano, esse número possa alcançar 400 mil óbitos.

A prevenção, explica Caixeta, está, principalmente, no cuidado com a alimentação, na prática regular de exercícios físicos e no acompanhamento médico especializado.

Primeira Caminhada no Ritmo da Vida

Data – Sábado (28)
Local – Parque Ecológico Ezechias Heringer – Guará II
Horário – Das 8h às 12h

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

Foto: Divulgação/SES-DF

Deixe seu comentário