Campanha de vacinação contra gripe começa com novas regras. Entenda
Por conta da pandemia de coronavírus, a imunização foi antecipada e seguirá ordem alfabética para idosos
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada, e inicia nesta segunda (23) e ocorrerá no período de 23 de março a 22 de maio. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal disponibilizará 128 postos de vacinação.
A distribuição das doses serão ministradas primeiro aos idosos, em seguida aos profissionais da saúde, educação, pacientes crônicos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.
Continua após a publicidade
Em resposta a pandemia de coronavírus outras novidades foram adotadas. A SES publicou que este ano a vacinação poderá ocorrer em forma de drive-thru, ou seja, em locais com estacionamentos maiores e que o idoso possa ir de carro, e receber a vacina no próprio automóvel. Além disso, para evitar aglomerações, nesta primeira semana, que é exclusiva para os idosos (60 anos ou mais), a imunização será aplicada em ordem alfabética (conforme tabela abaixo).
– 23/03 Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E
– 24/03 Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J
– 25/03 Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O
– 26/03 Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T
– 27/03 Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z
Pessoas acamadas/institucionalizadas com mais de 60 anos de idade podem agendar o recebimento da vacina em domicílio, a partir de 23 de março, pelo telefone 160.
De acordo com a Pasta, o DF recebeu 60.800 doses de vacinas. O restante será enviado pelo Ministério da Saúde, em um cronograma com 14 entregas semanais. A estimativa é que chegue a mais de 1 milhão de doses.
O objetivo é vacinar 90% do público-alvo no DF que soma mais de 900 mil pessoas.
Segundo o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, é importante que se evitem aglomeraçõesna hora da vacinação, por isto, a estratégia de dividir por ordem alfabética e o sistema de drive-thru. “O objetivo é evitar as grandes filas que se formam no início das campanhas. Por isso, pedimos que respeitem o cronograma, mas caso algum idoso se confunda no dia, será vacinado também. O objetivo da gente é proteger ao máximo nossos idosos, que é o grupo mais vulnerável ao coronavírus. Por isso, o atendimento das salas de vacina serão de 8h às 22h”, afirma Francisco.
CRONOGRAMA:
– 23 de março a 22 de maio: pessoas com mais de 60 anos
– 30 de março a 22 de maio: profissionais da saúde
– 16 de abril a 22 de maio: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
– 9 a 22 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.
CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA COMPLETA DE POSTOS DE VACINAÇÃO NO DF
- A vacina contra a gripe não previne do vírus Covid-19, por isso, são necessários manter o isolamento e a higienização correta das mãos e superfícies mesmo após ser vacinado. A ideia é reduzir doentes por outras doenças durante a pandemia.
Fonte: SindSaúde DF | Imagem: Éder Oliveira