Cara a cara: Rosso e Izalci discutem quem será candidato a governador

 

Foram mais de doze horas de reunião nesta terça-feira (17/7) sem que os integrantes da chamada terceira via, grupo que congrega seis partidos políticos do Distrito Federal, chegassem a um concesso sobre o futuro da coalizão, pós-desistência do líder das pesquisas eleitorais, o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat, da corrida ao Buriti. Assim, os deputados federais Izalci Lucas (PSDB) e Rogério Rosso (PSD) decidiram deixar para esta quarta (18) a decisão de qual dos dois será, de fato, o candidato da aliança a governador. O encontro está marcado para as 9h, na casa de Izalci, no Lago Sul.

Atualmente, o tucano é o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) da coalizão formada hoje pelo PSDB, PPS, PRB, PSD, DC e PSC. E ele não pretende abrir mão do posto de pré-candidato. “Precisamos sentar e nos entendermos. Se ele [Rosso] chegar a me convencer de que tem que mudar [o cabeça de chapa], pode ser que eu mude de ideia”, disse Izalci ao Metrópoles, após o fim do longo dia de deliberações.

Aliados passaram a apoiar recentemente o nome de Rosso para a função. O coordenador da chapa, senador Cristovam Buarque (PPS), declarou preferência pelo parlamentar do PSD.

Nada de definição
O deputado federal e pré-candidato ao Senado Alberto Fraga (DEM), órfão do ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR), tenta articular uma coligação ampla. O parlamentar foi ao encontro com os políticos da terceira via para saber se há possibilidade de juntar a aliança de seis partidos aos apoiadores do médico. Para ele, a hipótese é viável, já que todos têm um objetivo em comum: fazer frente ao projeto de reeleição do atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Os articuladores, então, discutiram se lançam nos próximos dias a chapa majoritária completa ou se aguardam pela chegada de mais partidos. No fim das contas, optaram por esperar um pouco mais. “Chegamos à conclusão de não lançar nada hoje [terça], colocar a cabeça no travesseiro e ver se a desistência do Jofran é real, além de analisar qual partido viria para cá e em quais condições”, afirmou o tucano Izalci.

Esta quarta (18) promete ser mais um dia de intensas articulações políticas no Distrito Federal. Depois da conversa com Rosso, Izalci se reúne às 12h com mais personagens da cena política local em busca de uma composição para as eleições.

Material cedido ao Metrópoles

Material cedido ao MetrópolesReuniões de integrantes da terceira via na terça (17) duraram em torno de doze horas

 

Fonte: Metrópoles

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

 

 

Deixe seu comentário