CBF prepara arbitragem para o Brasileirão 2018; confira as orientações
Reunidos nas Federações, os árbitros da CBF recebem da Comissão de Arbitragem da entidade e da Escola Nacional de Arbitragem as diretrizes e instruções que serão seguidas durante as competições nacionais
O trabalho de aperfeiçoamento e padronização da arbitragem continua. Assim como todos os anos, uma pré-temporada vem sendo realizada em todos os estados brasileiros para aprimorar o desempenho ao longo do Campeonato Brasileiro.
Reunidos nas Federações, os árbitros da CBF recebem da Comissão de Arbitragem da entidade e da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF) as diretrizes e instruções que serão seguidas durante as competições nacionais. Também são realizados testes físicos e mentais, além de estudos técnicos e teóricos com um reforço personalizado das deficiências identificadas na prova teórica.
A novidade desse ano ficou a cargo de uma série de vídeo-aulas propagadas para todos envolvidos na arbitragem brasileira. O conteúdo do material visa o aprimoramento de determinados aspectos da atuação do árbitro como: impedimento, faltas táticas, natureza das faltas, posicionamento, trabalho de equipe e controle do jogo.
“Esse trabalho busca fazer com que toda a arbitragem do país fale a mesma linguagem antes do início das competições”, afirmou Nilson Monção, Diretor-Presidente da ENAF.
CURSOS PARA ANALISTAS E INSTRUTORES
Juntamente com a pré-temporada da arbitragem, a CBF vem promovendo cursos para instrutores e analistas de campo e vídeo para melhorar o conhecimento dos profissionais com avaliações teóricas e práticas. A atual etapa da atividade consiste em aulas voltadas para analistas que atuam dentro do gramado.
“Estamos realizando um trabalho pioneiro, pois entendemos que sem analistas e instrutores bem preparados não será possível avaliar e aprimorar a atuação dos árbitros. Para isso, eles precisam conhecer os conceitos e princípios que norteiam a arbitragem”, finalizou Monção.
A agenda de cursos começou em Pernambuco entre os dias 20 e 24 março. Passou pela capital paulista na última semana (3 a 7 de abril) e, a partir desta segunda-feira (9), chega a Brasília, onde encerra o período de atividades na próxima sexta-feira (13).
Além da análise de campo, os analistas de vídeo também já receberam orientações. No Rio de Janeiro, durante cinco dias (12 a 16 de março), temas sobre como e o que analisar através do vídeo foram abordados, assim como as novidades da plataforma de análise de desempenho. Este trabalho teve início em janeiro, durante o Curso de Aperfeiçoamento para Instrutores Regionais, que contou com exercícios teóricos e práticos. Com informações da CBF.
Fonte: Notícias Ao Minuto
Foto: Divulgação / CBF