CBMDF apresenta viaturas novas para Ibaneis, em seguida recolherá ao depósito
Nesta quinta-feira (13/06), O Comando do Corpo de Bombeiros Militar do DF, vai expor, no meio da Praça do Buriti, novas viaturas denominadas de auto resgate e unidades de resgate. Após a festa embalada pela banda de música e com a presença do governador Ibaneis Rocha, os veículos retornarão para o pátio da instituição Militar, no Setor Policial Sul. Os veículos não podem circular por falta de placas, sistema de rádio e cartão de abastecimento de combustível.
Expostas por mais de 4 meses sob o sol intenso e as chuvas dentro de um pátio pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, ainda não será desta vez que as 24 camionetes de Auto Resgate, e as 28 ambulâncias (Unidades de Resgate) serão utilizadas a serviço da população.
Apesar dos veículos serem apresentados nesta quinta-feira, com toda pompa, dentro de uma festiva exposição na Praça do Buriti, as viaturas serão recolhidas por estarem ainda sem placas, sem rádio e sem cartão de abastecimento de combustível.
Segundo informações obtidas pelo Radar-DF, por meio de um oficial graduado do Corpo de Bombeiros, as referidas viaturas serão entregues pra valer, após o dia 2 de julho, data do aniversário da Instituição.
No entanto, essa parte da história não foi contada ao governador que acredita que os veículos estariam prontos para operar em todo o DF.
Enquanto o governador caminha a passos largos, para fortalecer o sistema de Saúde, Segurança e a Educação, os principais pilares da promessa de campanha do emedebista, alguns de seus auxiliares demonstram estarem distantes e desconectados da vontade política do chefe do Executivo.
O CBMDF, é uma corporação cuja principal missão consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos.
Apesar de contar com um estoque volumoso de viaturas “zero quilometro” que se deterioram ao relento antes mesmo do uso, o CBM sofre um déficit enorme de viaturas em seus quarteis.
As 28 ambulâncias, por exemplo, que custaram aos cofres públicos R$ 4.144.800,00, foram adquiridas da empresa Mardisa, ganhadora do pregão realizado no inicio do ano para suprir o grande número de ambulâncias que se encontram baixadas nas oficinas por falta de manutenção.
Com poucas ambulâncias circulando, a central de atendimento do CBM sofre o efeito cascata quando alguns desses veículos quebram e tem que deslocar outra ambulância para socorrer alguém fora da área de sua jurisdição.
No mês passado, o Comando-Geral recrutou um batalhão de motoristas-militares para trazer as novas ambulâncias que estavam na sede da Mardisa, representante da Mercedes-Benz em Ribeirão Preto (SP).
Procurado, o CBMDF não quis informar se a empresa ganhadora do pregão tinha ou não o dever de entregar o produto no Distrito Federal.
Essa mesma empresa ganhou outro pregão, ocorrido em 2018, e entregou na porta do Comando-Geral três viaturas ABSL que custaram R$ 834.600,00. Os veículos chegaram com problemas elétricos.
Em resposta ao Radar-DF, o Corpo de Bombeiros confirmou que haverá uma cerimônia de entrega das novas viaturas tipo UR (Unidade de Resgate) e ARF (Auto Rápido Florestal) nesta quinta-feira 13. No entanto, não quis falar sobre outros questionamentos referentes as novas viaturas.
Fonte: Radar-DF – Por Toni Duarte – Fotos: Reprodução