Celebrações de Páscoa voltam a ter destaque no Calendário Nacional de Eventos

Catálogo online do Ministério do Turismo divulga gratuitamente as festividades brasileiras e estimula a diversificação da oferta turística no país

A Páscoa está chegando e a Semana Santa – período religioso em que se celebra a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição – movimenta o turismo pelo feriado nacional e pelas diversas festas que ocorrem em todo o país. Após o período de suspenção das celebrações em decorrência da pandemia de Covid-19, os festejos voltaram em peso a fazer parte da vida dos brasileiros, assim como do Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo.

“O turismo está retomando seu lugar após um difícil período para o setor. As festas tradicionais estão voltando, como a Páscoa e o Carnaval, e o ano de 2022 já possui um planejamento intenso de eventos, como mostra o Calendário Nacional do MTur. O catálogo estimula o cadastramento de shows, feiras e outros, a fim de dar mais visibilidade aos festejos, atrair turistas, gerando, assim, mais emprego e movimentando a economia do país”, ressalta o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Para a Semana Santa existem 27 eventos registrados em diversos estados, como a encantadora festa de Páscoa de Gramado, no Rio Grande do Sul; a Paixão de Cristo na Semana Santa, em Felipe Guerra (RN); o Drama da Paixão, em Santana de Parnaíba (SP); a Páscoa das Canções, em Santa Vitória do Palmar (RS); a Via Sacra no Morro do Cristo, em Pedreira (SP); além da lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas (SP); entre outros.

Na próxima semana, o feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, também promete estimular o turismo doméstico. Até domingo (24.04) estão previstos mais de 50 eventos. O Calendário indica, ainda, mais de 700 festejos até o final de 2022.

Clique AQUI e confira mais detalhes sobre os próximos eventos a serem realizados em todo o Brasil.

COMO CADASTRAR – Para inscrever uma festa gratuitamente no Calendário, o usuário deve acessar o site e incluir os dados do solicitante e do evento. Depois, é só clicar em “submeter” e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica visível para milhares de pessoas.

Entre os eventos que podem ser inseridos no Calendário estão os que pertencem às categorias artístico, cultural e folclórico, religioso, rural, cívico, gastronômico e esportivo.

Vale ressaltar que as informações contidas no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo são coletadas de forma colaborativa e cedidas por promotores e secretarias estaduais e municipais de Turismo. Em caso de dúvidas, confira mais informações no Manual de Preenchimento.

Por Vanessa Castro

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Foto: Renato Soares/MTur

Deixe seu comentário