Cinco gestores públicos são finalistas da categoria Governo no Prêmio do Turismo
Conheça o perfil dos concorrentes, escolha o seu favorito e participe da votação popular até 29/11
Eles participam ou estão à frente da gestão do Turismo nos estados do Ceará, Mato Grosso do Sul e Paraná e também lideram o debate, a construção e a execução de políticas públicas federais para o setor.
Os indicados da categoria Governo do Prêmio Nacional do Turismo 2018 chegaram à final após seleção da comissão julgadora, de acordo com o edital público da premiação. Os nomes foram recomendados por entidades que compõem o Conselho Nacional de Turismo.
Abaixo, conheça o perfil dos cinco concorrentes e contribua para eleger o destaque da categoria, troféu que será concedido pelo Ministério do Turismo com base em votação popular. Para dar o seu voto, clique aqui.
Arialdo Pinho – é secretário de Turismo do Ceará. Em sua gestão, vem estabelecendo acordos com companhias aéreas para ampliação de voos domésticos e internacionais no estado. A parceria de longo prazo fomenta o turismo local e o desenvolvimento de diversos setores da economia cearense, além de campanhas promocionais dentro e fora do Brasil. Com o centro de conexões aéreas, o aeroporto de Fortaleza já é o mais movimentado do Nordeste. Destinos locais também foram beneficiados com voos regionais para Jericoacoara, Cariri (Juazeiro do Norte) e Aracati (Canoa Quebrada). Investimentos em infraestrutura, além de novos produtos e atrativos nos destinos turísticos cearenses, completam a lista de ações desenvolvidas pelo finalista.
Bruno Wendling – o turismólogo preside a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul e implantou a primeira lei de turismo do estado, o Conselho Estadual de Turismo e o curso para gestores públicos municipais de turismo. Ele formalizou três instâncias de governança regionais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do MTur, com destaque para a Rota Pantanal-Bonito, integrando as duas principais regiões turísticas do estado. O Observatório de Turismo do Estado e o primeiro site de turismo voltado para o mercado do setor no Mato Grosso do Sul também são ações do finalista que, entre outras iniciativas, apoia eventos geradores de fluxo turístico no MS por meio de editais públicos de seleção.
Deise Bezerra – é servidora pública do estado do Paraná, atuando como coordenadora e consultora de projetos de desenvolvimento do turismo para a Paraná Turismo (Paranatur). Interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo, é também coordenadora do Cadastur no estado, fortalecendo a articulação do Paraná em atividades e parcerias com o Ministério do Turismo. Deise é professora no curso de graduação de Turismo da Universidade Federal do Paraná, onde se formou e fez especialização em Turismo. Atua nas disciplinas de planejamento, organização e sistemas do turismo, e planejamento e gestão de turismo em áreas urbanas.
Edson Duarte – é ministro do Meio Ambiente com forte atuação em ações para a implementação/melhoria da visitação turística em parques nacionais e demais unidades de conservação federais por meio de Parcerias Ambientais Público-Privadas (PAPP). Em programa conjunto do MMA e ICMBio, fomenta parcerias e alianças ambientais público-privadas através da concessão de serviços de apoio à visitação em 11 unidades de conservação naturais do País. A proposta garante investimentos na estruturação dos parques, ampliando o potencial dessas áreas de natureza na atração de visitantes.
Herculano Passos – é deputado federal por São Paulo e preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional. Como presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, entre 2016 e 2017, atuou na tramitação do Plano Brasil+Turismo e Lei Geral do Turismo, além de várias propostas como a regulamentação dos cassinos integrados a resorts; isenção dos hotéis da cobrança de direitos autorais sobre a programação de rádio e televisão nos quartos; vistos eletrônicos para turistas do Canadá, Austrália, EUA e Japão; jornada de trabalho em escala móvel; gorjeta integrada à folha de pagamento dos trabalhadores e retirada da gorjeta do faturamento bruto das Micro e Pequenas Empresas para fins de tributação, evitando que o teto seja ultrapassado; além da isenção de Pis e Cofins para cruzeiros marítimos.
SOBRE O PRÊMIO – Para votar entre na página do Prêmio Nacional do Turismo e escolha um dos cinco finalistas da categoria Governo. Aproveite para escolher também entre os indicados das outras quatro categorias: Academia, Iniciativa Privada, ONGs e Imprensa e Mídias Sociais. A cerimônia de entrega do prêmio aos vencedores será realizada a partir das 19h do dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do MTur.
Fonte: Ministério do Turismo
Por Geraldo Gurgel
Foto: Arquivo/MTur