Circuito de Quadrilhas Juninas passa por várias cidades do DF
Esta semana o Paranoá recebe as festividades alusivas à cultura popular de São João
São João está de volta! Promovido pelo Grêmio Recreativo Arraiá Formiga da Roça e pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ/DFE), o maior festival de Quadrilhas Juninas do DF já começou. Após um fim de semana agitado em sua estreia em Santa Maria, a 22ª edição do Circuito de Quadrilhas percorre várias Regiões Administrativas e esta semana (4 e 5 de junho) a festa desembarca no Paranoá, com apresentações dos grupos, avaliação do júri técnico, praça com comidas típicas, palco com forró pé-de-serra e muita animação. O “São João” itinerante é gratuito e conta com Fundo e Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).
Os grupos juninos que participam do campeonato são representantes de diversas Regiões Administrativas do DF e Entorno, e estão classificados em dois grupos, Grupo Especial e Grupo de Acesso, cada um com 14 equipes, e realizam diversas apresentações em todo o Distrito Federal. Os três primeiros classificados no Grupo de Acesso garantem vagas para a divisão superior no ano seguinte. Já o grande vencedor do Grupo Especial representará Brasília na competição nacional de quadrilhas.
À frente da valorização da cultura popular no DF, o Circuito de Quadrilhas Juninas é dividido em etapas para alcançar a maior quantidade de cidades possíveis e ampliar a participação da comunidade. As 14 quadrilhas de cada divisão se apresentam em cada etapa e somam pontos para definir a classificação. Um corpo de jurados técnicos avalia seis quesitos: coreografia, marcação, figurino, animação, casal de noivos e repertório musical.
Cada etapa também conta com apresentações de vários grupos de forró do DF. Ao todo, 42 shows trazem um repertório dedicado aos clássicos do xote, baião e diversos estilos de forró. Luizão do Forró, Trio Siridó, Carlos Silva e Trio Balançado são alguns nomes confirmados. Esse ano o Circuito percorre entre outras cidades, por Santa Maria, Paranoá, Cruzeiro e Taguatinga, gerando mais de 150 empregos diretos e indiretos, envolvendo 28 grupos juninos, área técnica e fornecedores de alimentação.
Distrito Federal nordestino
“As festas juninas são manifestações culturais regionais que marcam a identidade do brasileiro”, ressalta o presidente da Liga, Márcio Nunes. “O Distrito Federal tem a cultura nordestina muito presente, e as festas juninas são um retrato fiel dessa força.”
“Para nós, quadrilheiros, é uma alegria retomar as festividades de forma presencial. Foi um período que marcou o ciclo junino de forma muito forte. Muitos sonhos foram paralisados, são meses preparando o projeto para que tudo esteja da forma como planejado”, relatou Patrese Ricardo, presidente do Grêmio Recreativo Arraiá Formiga da Roça.
“Todo quadrilheiro é extremamente apaixonado pelo que faz, independentemente do papel que ele desempenhe dentro de um espetáculo junino. Sem muita explicação, só o quadrilheiro sabe a emoção de ver um trabalho pronto e dentro de quadra”, concluiu um dos organizadores do Circuito de Quadrilhas Juninas.
Representante da Quadrilha “Xem Nhem Nhem”, de Santa Maria, Tamires Oliveira, (32) dança desde 2007 no grupo e fundou a quadrilha junto com seus irmãos. Para a quadrilheira, as festividades juninas funcionam como um resgate de culturas nordestinas, além de um movimento social resgatando os jovens das ruas, atendendo a comunidade, e levando cultura popular acessível para todo o DF.
Sobre a movimentação da mão de obra, Tamires destaca que o próprio grupo é responsável por todo o processo de criação da apresentação. “O movimento junino gera oportunidades de trabalho para os próprios integrantes do grupo. Nosso costureiro faz parte da coordenação, a coreografia nós mesmo que criamos com ajuda dos nossos dançarinos e nosso cenário somos nós mesmo que colocamos a mão na massa para poder criar. Para a ornamentação, estudamos a melhor estratégia para ressaltar a beleza das damas. São arranjos, sapatilhas, brincos, meias calças e bordados de pedrarias. Isso é o nosso presente! Meu irmão que faz e ele pensa em cada detalhe dos figurinos”, relata
Retornando às apresentações presenciais, a bailarina conta que o retorno é surreal e emocionante para todos os quadrilheiros. “Sentir a alegria do público é uma coisa maravilhosa, se já fazíamos quadrilha com amor, esse ano estamos entregando a vida. A alegria do São João é mágica! Amo o movimento junino e principalmente amo meu grupo”, arremata a quadrilheira.
O 22° Circuito de Quadrilhas poderá ser acompanhado pelos canais do Youtube TVFormiga e pela LINQDFE.
Quadrilhas Grupo de Acesso: SACA ROLHA, CHINELO DE COURO, FLOR DO MAMULENGO, TRISCOU QUEIMOU, PINGA EM MIM, ESPALHA BRASA, EITA BAGACEIRA, ELITE DO CERRADO, COISAS DA ROÇA, CAIPIRAS DE FÉ, AQUARELA NORDESTINA, OS CABOCLOS DO SERTÃO, MALA VEIA e MATINGUEIROS DO SERTÃO.
Quadrilhas do Grupo Especial:XAMEGAR, PULA FOGUEIRA, XIQUE XIQUE, RIBULIÇO, PAIXÃO CANGAÇO, ARROXA O NÓ, SABUGO DE MILHO, AMOR JUNINO, XEM NHEM NHEM, ARRAIÁ DOS MATUTOS, SANFONA LASCADA, RASGA O FOLE, SI BOBIA A GENTE PIMBA e FORMIGA DA ROÇA.
Serviço: Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal
Horários: Sábados a partir das 19h e Domingos a partir das 18h
Entrada franca
Classificação Livre.
Transmissão ao vivo pelo YouTube: https://www.youtube.com/c/LINQDFE e https://www.youtube.com/c/TVFormiga
1ª ETAPA – “DONA LOURDES”
04 e 05 de junho –Grupo Especial – Paranoá– Estacionamento ao lado da Administração Regional do Paranoá;
2ª ETAPA – “SALA DE REBOCO”
11 e 12 de junho – Grupo de Acesso –Sudoeste/Octogonal– Estacionamento ao lado do Terraço Shopping;
18 e 19 junho –Grupo Especial – Ceilândia – Praça do Trabalhador ao lado da Administração Regional da Ceilândia;
3ª ETAPA – “ARRASTA PÉ”
02 e 03 de julho –Grupo de Acesso –São Sebastião– Estacionamento Externo do Parque de Exposição
09 e 10 de julho – Grupo Especial – Samambaia – Quadra 302 Conjunto 8 – Estacionamento da Castelo Forte;
4ª ETAPA – “ZÉ PEREIRA”
16 e 17 de julho –Grupo de Acesso – Cruzeiro– Estacionamento da Feira Permanente do Cruzeiro
23 e 24 de julho –Grupo Especial – Taguatinga – Taguaparque – Arimateia
Fonte: GIBI COMUNICA | Por Tiago Luniere
Foto: Divulgação