Com crescimento de 9% em 2024, franquias de educação levam capacitação para o mercado de trabalho brasileiro
Dados foram divulgados em pesquisa recente da Associação Brasileira de Franchising
Segundo dados da Pesquisa Desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de educação cresceu 9% em 2024, se comparado ao mesmo período de 2023. Com objetivo de proporcionar capacitação para profissionais de diversas áreas de atuação, as franquias de educação expandiram para diferentes regiões e portes de cidades ao longo do ano passado, demonstrando a potência e as oportunidades do setor em questão. Ainda de acordo com a ABF, o franchising nacional registrou um incremento nominal de 13,5% em 2024, chegando a R$ 273,083 bilhões. Essa porcentagem superou a projeção inicial para o ano, que era da ordem de 10%. Redes como Microlins, Prepara Cursos, Ensina Mais Turma da Mônica, que fazem parte do Grupo MoveEdu, e Rockfeller são exemplos de crescimento dentre as marcas que atuam no mercado educacional no Brasil.
Há 30 anos levando cursos profissionalizantes para estudantes de todo o País, a Microlins continua em franca expansão nacional. Em 2024, por exemplo, a rede abriu 13 escolas em diferentes regiões, aumentando a capilaridade, além de investir em novas grade de capacitações, contribuindo para o crescimento profissional dos alunos. Com mais de 400 unidades, a marca planeja mais 17 operações ao longo deste ano, principalmente no Centro-Oeste e Sul do Brasil. Vale ressaltar que as escolas Microlins também podem ser polos educacionais oferecendo cursos de graduação EAD e semipresencial, e de pós-graduação à distância, permitindo aumento de receita recorrente e do conceito de lifelong learning (educação continuada).
Já a Prepara Cursos inaugurou 10 escolas ao longo de 2024, ano em que completou duas décadas de atuação em território nacional. Com aulas que englobam diferentes áreas de atuação, a rede soma 230 operações. Para 2025, a meta é a abertura de mais 12 unidades, principalmente no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A marca, que faz parte do Grupo MoveEdu, também oferece especializações em EAD e semipresencial, contribuindo para a capacitação jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho e no crescimento de profissionais que atuam em diferentes áreas.
Destinada para crianças até 14 anos, a Ensina Mais Turma da Mônica visa o apoio escolar de estudantes de escolas regulares. Com a missão de fortalecer a construção da base educacional dos alunos de forma lúdica e inovadora, a marca expandiu a atuação em solo nacional, com a inauguração de 24 unidades. Com um plano de crescimento robusto, estão previstas mais 41 operações ao longo deste ano, visando as cidades do Norte e Nordeste. Atualmente, são mais de 100 escolas que oferecem uma metodologia que utiliza recursos tecnológicos, promovendo interação e dinamismo durante as aulas.
Já a Rockfeller Language, rede com sede em Balneário Camboriú e com mais de 100 unidades em todo o país, está em plena expansão e se posiciona na vanguarda da inovação no ensino de idiomas. Pioneira no uso de Inteligência Artificial (IA) em sua metodologia, a rede será a primeira do setor a adotar recursos de IA em sua metodologia de ensino a partir deste ano. Entre as inovações, destacam-se o Atlas, assistente de nivelamento, e o Assistente Pedagógico, que oferece suporte personalizado aos docentes. Outras ferramentas incluem o Gerador de Feedbacks, o Personal Teacher e o Practice Buddy, que tornam o aprendizado mais dinâmico e eficiente. Com a previsão de abrir mais 50 unidades no Brasil e alcançar R$ 78 milhões em faturamento em 2025.
Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios
Por Caroline Souza
Foto: Divulgação