Com investimentos de R$ 4,1 bilhões, Grupo Boticário anuncia nova fábrica em Minas Gerais, expansão da operação logística e industrial
O projeto fomenta novas oportunidades de crescimento do ecossistema de beleza, com o aumento da sua capacidade produtiva e distribuição nacional, conectando estratégia de negócio ao impacto positivo na sociedade
O Grupo Boticário investe R$4,14 bilhões no Brasil, sendo R$3,34 bilhões decorrentes de novos investimentos e R$ 800 milhões em investimentos já anunciados na sua fábrica no Estado da Bahia. Os novos investimentos serão destinados para a construção de nova fábrica em Minas Gerais, expansão da unidade fabril no Paraná e da operação logística por todo o território nacional, gerando 1,3 mil novos empregos diretos e indiretos.
A nova fábrica em Minas Gerais, que reforça a operação do Grupo no estado desde 2005, concentra parte relevante do investimento, R$1,8 bilhão, deve gerar 800 empregos diretos e aumentar em 50% a capacidade produtiva da companhia. Os investimentos na nova planta fabril se iniciam em 2024, e a previsão é que esteja em operação até 2028, conectando inovação e tecnologia de ponta aos mais altos padrões de qualidade e eficiência. O projeto viabilizará a evolução do ecossistema de beleza, e, em sincronia com o crescimento industrial e logístico por todo o Brasil, impactará positivamente a estratégia multicanal do negócio, contemplando franqueados, fornecedores, revendedores, distribuidores, ecommerce e canais não-proprietários.
“Estamos atentos ao crescimento do mercado de beleza e à demanda dos consumidores, sempre no centro de nossas decisões. Os novos investimentos elevam nosso potencial em entregar as melhores soluções e produtos aos nossos clientes. E, ainda, aliando crescimento com impacto positivo, fomentamos a geração de oportunidades de negócio e renda para milhares de pessoas, de forma direta e indireta”, afirma Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário.
Com a geração de novos postos de empregos diretos e indiretos, a empresa dará continuidade ao desenvolvimento de iniciativas sociais com foco em capacitação e empreendedorismo nas regiões em que atua. As expansões anunciadas acompanham o pioneirismo e evolução constante do Grupo em sua agenda ESG, que se mantém perene, alinhada e integrada à estratégia de negócio. Com ênfase em sustentabilidade, impacto social positivo, diversidade e governança para o atingimento de compromissos publicamente assumidos.
O futuro da beleza: expansão nacional e impacto positivo
O investimento total de R$4,14 bilhões contempla também o projeto de expansão do Grupo Boticário no Paraná, com R$840 milhões destinados à ampliação na fábrica de São José dos Pinhais (PR), que terá sua capacidade ampliada em cerca de 40%. Este investimento deve oportunizar a criação de aproximadamente 200 empregos diretos e 300 indiretos no Estado.
A malha logística, responsável pela distribuição dos milhares de produtos desenvolvidos e fabricados por todo o Brasil, receberá R$700 milhões até 2027. Por meio de um modelo ainda mais eficiente, ao lado de parceiros líderes de mercado, os centros de distribuição do Grupo Boticário devem evoluir em sincronia com a evolução industrial da empresa.
Os investimentos para a expansão baiana tiveram início em 2021, e contemplam R$800 milhões para ampliação da capacidade industrial da empresa em Camaçari (BA), onde está uma de suas fábricas. Desde então, já foram criados cerca de 1 mil empregos diretos e indiretos na região.
A evolução da empresa, que ganha tração com os novos investimentos de R$3,34 bilhões, é resultado de uma estratégia de negócio que fortalece o crescimento consistente nas vendas (alta de 30,5% em 2023), atingindo um GMV de R$30,8 bi em 2023. Este projeto de expansão viabilizará a evolução do ecossistema de beleza, e, em sincronia com o crescimento industrial e logístico, impactará positivamente a estratégia multicanal do negócio, contemplando franqueados, revendedores, distribuidores e canais não-proprietários, como B2B.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada pela transparência e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.
Fonte: Máquina Cohn Wolfe – Assessoria de Imprensa
Por Átila Barros
Foto: Divulgação/Grupo Boticário