Começam a funcionar novos pontos de testagem e agendamento on-line
População compareceu aos postos em Ceilândia, Sobradinho, Guará, Lago Sul e Lago Norte
A população do Distrito Federal começou, nesta segunda-feira (27), a comparecer nos novos pontos de testagem em massa para a Covid-19. Nesta segunda fase, além do Plano Piloto e Águas Claras, as pessoas também podem procurar locais em Ceilândia, Sobradinho, Guará, Lago Sul e Lago Norte, com a possibilidade de agendar, via internet, a marcação do exame.
“Se a pessoa está com sintomas de gripe por mais de sete dias ou com febre e mora em uma região onde ainda não há testagem, recomendamos procurar a UBS [Unidade Básica de Saúde] mais próxima ou uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] na região para ser atendida, porém, a nossa meta é realizar testagens em todas as regiões, com base no número de casos”, assegurou o secretário de Saúde, Francisco Araújo. Ele explicou que os dez pontos de testagem foram levantados nas regiões que apresentaram a maior incidência de coronavírus.
Esta semana, a modalidade de agendamento on-line passou a funcionar, tornando mais cômoda a ida dos usuários aos postos de testagem, além de evitar aglomerações e preservar a recomendação de distanciamento social, com o uso do sistema drive-thru para atendimento.
“Recomendamos à população que, para agilizar o atendimento, ter mais conforto e ser mais rápido, faça o agendamento prévio, para evitar o risco de chegar ao posto e não ter mais testes”, alerta o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares. “Os agendados serão priorizados, mas caso não consigam fazer o cadastro on-line, também serão atendidos, porém não com tanta celeridade.”
Como funciona
Para agendar, basta entrar no site e fazer o cadastro. Após se cadastrar, a pessoa receberá um e-mail confirmando o cadastramento, devendo inserir, no link indicado, a chave de ativação recebida. Feito isso, poderá seguir adiante com o agendamento. Por e-mail, será enviado um comprovante que, com informações sobre o local e a hora do exame, deverá ser apresentado no local.
O servidor Ronaldo Serra, 53 anos, procurou o posto de testagem no estacionamento do Park Shopping, no Guará. Como teve contato com uma pessoa confirmada com Covid-19, decidiu se prevenir e agendar sua testagem pelo site. “Foi uma iniciativa muito boa o agendamento; significa que o governo está preocupado com a saúde da gente”, elogiou.
Adona de casa Girlaine dos Santos, 45 anos, avalia como importante a ampliação de locais para a testagem, pois a população com sintomas de gripe poderá confirmar se tem ou não coronavírus. “Eu mesmo estou com tosse, febre, moro com uma idosa e com minha filha. Saber isso é fundamental, para o bem delas e o meu”, comentou.
Público-alvo
As testagens são prioritariamente para as pessoas com sintomas de gripe ou com histórico de contato com algum caso confirmado da Covid-19. Elas precisam residir com idosos e morar na região administrativa do local onde o drive-thru está montado.
O resultado é liberado no sistema Teste.DF em até 30 minutos, para visualização pelo usuário, além de também ser enviado para o e-mail da pessoa, que deve ser informado durante o cadastramento.
A previsão é que, nas próximas semanas, mais pontos de testagem sejam abertos. “A ideia é chegar a todas as regiões, mas estamos seguindo a incidência de onde há mais casos”, ressaltou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde.
Confira, abaixo, os locais de atendimento, das 8h às 17h.
Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras
- Uniplan
- Unieuro
- Residência Oficial do Governador
Plano Piloto
- Parque da Cidade – Estacionamento 4
- Estádio Mané Garrincha
Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral
- Paróquia São Pedro de Alcântara – Setor de Habitações Individuais Sul EQI 7/9 – Lago Sul
Lago Norte, Varjão e Granja do Torto
- Iguatemi Shopping
Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Sul
- ParkShopping
Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente
- Iesb Unidade Ceilândia
Sobradinho I, II, Fercal e Planaltina
- Sesi – AE 03 – Lotes A/F – Q 13, Parque dos Jequitibás – Sobradinho
* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)
Fonte: Agência Brasília | Foto: Breno Esaki/SES