Comitê debate implementação de estratégias de governança

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e Controladoria-Geral do DF também discutiram gestão de riscos no serviço público

Uma equipe da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) se reuniu, na manhã desta quinta-feira (29), com representantes da Subcontroladoria de Governança e Compliance da Controladoria-Geral do DF (CGDF) para tratar de assuntos relativos ao alinhamento e à implementação de governança e gestão de riscos no serviço público.

O subcontrolador de Governança e Compliance interino da CGDF, José Marco Rezende Andrade, apresentou informações sobre o tema, que foram divulgadas por meio de decreto para ampla aplicação nos órgãos públicos do GDF, e ressaltou a importância de entender a diferença entre governança e gestão.

“Precisamos fechar o conceito de governança e compreender sua importância no serviço público. Precisamos entender que a estratégia de execução e controle são objetos de gestão. Já a supervisão, gestão de risco, planejamento estratégico, transparência e ouvidoria são relativas à governança”, explicou José Marco Rezende Andrade.

Durante a reunião, também foi abordada sobre a desburocratização do serviço público e ponderada a importância de reuniões periódicas de gestão e de governança com objetivo de manter a transparência das ações ao público externo, com vistas à geração de resultados, melhor liderança, estratégia e controle de resultados.

“Entendemos que essa temática é importante e precisa ser esclarecida no sentido de separar o que é gestão e o que é governança. Nosso trabalho é alinhar os ideais desta fundação com os do Governo do Distrito Federal (GDF)”, destacou o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

O responsável pela Coordenação de Auditoria de Riscos e Integridade da CGD, Robson Lopes da Gama Júnior, também contribuiu com a apresentação explicando aos gestores da FAPDF a importância da gestão de risco na esfera pública. As falas do coordenador foram ao encontro da reunião ordinária do Comitê Interno de Governança da FAPDF, pauta da primeira parte deste encontro, em que foi discutida a preparação e execução do monitoramento de risco da fundação para este ano.

*Com informações da FAPDF

Fonte: Agência Brasília

Foto: João Cardoso/Agência Brasília

Deixe seu comentário