Comitiva da Indonésia visita Brasília para referência em planejamento urbano
Documento assinado pelos governadores do DF e de Nusantara oficializaram cooperação para troca de conhecimentos
Com a mudança da capital da Indonésia de Jacarta para Nusantara, programada para vigorar em pouco mais de um ano, representantes do país asiático têm usado Brasília como modelo a ser seguido para esse processo. Um memorando de entendimento foi assinado, na manhã desta quarta-feira (17), pelos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Nusantara, Bambamg Susantono, oficializando a troca de conhecimentos e cooperação entre as duas cidades.
Uma comitiva indonésia está em Brasília desde domingo (14) e cumpriu uma extensa agenda nos últimos dias, como visita às superquadras residenciais e à Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB). Os passeios foram acompanhados pela equipe de técnicos da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), que relataram ao grupo como uma cidade planejada e construída do zero se transformou na Brasília de hoje.
“Aprendemos muito com a rica experiência que Brasília nos proporcionou” Bambamg Susantono, governador de Nusantara, nova capital da Indonésia
Na manhã de segunda-feira (15), a delegação da nova capital indonésia encontrou-se com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e com o superintendente do Arquivo Público do DF (ArPDF), Adalberto Scigliano, para uma apresentação sobre o processo de mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília, a construção da cidade e o desenvolvimento urbano e planejamento do Distrito Federal após essa transferência.
Reconhecimento
“Estamos a um ano e três meses da conclusão das obras de Nusantara e empenhados em construir uma cidade onde as pessoas gostem de morar e viver, que seja uma cidade fácil”, afirmou o governador Bambamg Susantono, durante o encontro com o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, antes da assinatura do documento pelo governador Ibaneis Rocha. “Aprendemos muito com a rica experiência que Brasília nos proporcionou.”
De acordo com Paco, o reconhecimento da importância de Brasília por parte dos indonésios, tanto pela parte histórica da construção quanto pelo seu desenvolvimento, é visto com entusiasmo pelo GDF.
“Para nós, é muito importante esse reconhecimento, principalmente porque o governo Ibaneis inaugurou uma nova era no Distrito Federal com a manutenção dos monumentos e espaços de Brasília, reformas e obras necessárias para o desenvolvimento da cidade e atenção aos menos favorecidos da capital”, ressaltou o gestor.
Visitas
Durante a passagem por Brasília, a delegação indonésia esteve acompanhada, ainda, por representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pelo embaixador da Indonésia no Brasil, Edy Yusup.
“Sou nascido nesta cidade e sou um entusiasta de Brasília, esta capital que foi construída com muito entusiasmo, carinho e amor e que caminha para também ser uma capital sustentável”, lembrou o deputado federal Fred Linhares, que também acompanhou a delegação.
Entre as metas para a construção de Nusantara estão as de criar uma cidade verde, inclusiva e sustentável. “Estamos usando todas as tecnologias existentes para atingir esses objetivos e queremos uma cidade neutra na emissão de carbono até 2045”, destacou o governador Susantono.
Ainda de acordo com ele, a nova capital da Indonésia terá 25% da sua área total – que é de 2,7 mil metros quadrados – de construções e 65% destinados às florestas tropicais, além de 10% que serão espaços para a agricultura.
Fonte: Agência Brasília
Foto: Renato Alves/Agência Brasília