Comunidade do Sol Nascente, governo e políticos, em festa, recebem a escola JK, entregue por Paulo Octávio, pronta e funcionando

Em discurso emocionado e sob aplausos, o empresário, Paulo Octávio, entregou o documento de habite-se da escola Juscelino Kubitschek, do Sol Nascente, ao vice-governador, Paco Brito. “A primeira ação que faço, hoje, é entregar ao Paco o habitasse dessa escola. É um ato que [em anos anteriores] demorava meses, mas, graças à agilidade do governo, ontem à noite [12] já estava com ele”, revelou o empresário, sob o olhar da mãe, e também empresária Wilma Carvalho Alves Pereira e o entusiasmo do professor, senador Izalci Lucas ao centro.

Crescer com a Escola

Com participação intensa da comunidade, foi entregue nesta quinta-feira (13) a Escola Classe Juscelino Kubitschek, no Sol Nascente, que vai atender mais de 900 alunos de quatro a dez anos, da educação infantil e do ensino fundamental, até o 5º ano. O evento reuniu o alto escalão do Governo do Distrito Federal e das organizações Paulo Octávio, empresa que construiu e doou ao GDF, “o mais moderno complexo de ensino de Brasília”. Deputados do governo e oposição compareceram ao evento e foram unânimes em destacar que o novo modelo de escola seja exemplo para todo o DF. O vice-governador Paco Brito anunciou que o Governo vai fortalecer o empreendedor local, também com  segurança para que o comércio e a população cresçam junto com a escola.

Paco Brito destacou a parceria entre a iniciativa privada e o governo e anunciou, no evento, que o governo vai investir para que o comércio cresça e gere renda e emprego para os moradores locais”.

Resultado Inovador

O sentimento que crianças do Sol Nascente venham ter uma vida melhor, com investimentos em educação, contagiou a todos, já na chegada

O empresário Paulo Octávio, comemorando disse da importância da escola, resultado inovador de um acordo judicial entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a construtora Paulo Octávio. O empresário, que completou 70 anos, nesta quinta-feira (13/2), acentuou, em entusiasmado pronunciamento, na abertura do evento, que o “Sol Nascente, hoje, ganha um presente, e eu, o maior da minha vida”, declarou. “Os jovens terão uma escola onde vão passar parte da vida com muito conforto, comodidade, respeito e dignidade. Estamos formando cidadãos que amanhã vão ser preparados para trazer desenvolvimento para cá. ” Fez um apelo para que os jovens ajudem a cuidar da escola, para que esta e futuras gerações trilhem um caminho de sucesso e de realizações”.

Marco Histórico

A diretora Marilda Rosa, comemora: é uma escola classe é um projeto diferenciado, é um marco histórico na educação pública do Distrito Federal”.

A jovem mãe, Isabel Cristina da Silva levou o filho Rabi Rafael, de dois anos, para conhecer a escola  buscando conseguir uma vaga. Ela mora em frente a nova escola. Procurava o governador Ibaneis Rocha, pois queria conhecê-lo e cumprimentá-lo pessoalmente.

Crianças, num “trenzinho da alegria”, fizeram a festa

Nas instalações da escola, que estava enfeitada com balões coloridos, crianças comemoravam com brincadeiras, enquanto as instalações eram percorridas pelas autoridades e convidados. Em ritmo de festa, a meninada fazia lanche ou almoçava. Depois todos se reunirem na quadra de esporte para a cerimônia de inauguração. O investimento da Paulo Octávio, na construção da escola, ultrapassou os R$ 20 milhões.

Representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador Paco Britto lembrou que a Escola Classe JK é a terceira escola desta gestão. No ano passado, Ibaneis inaugurou os Centros de Educação de Primeira Infância (Cepis) Azulão e Bambu, em Samambaia, beneficiando 350 crianças. A inauguração de outros cinco Cepis é esperada para as próximas duas semanas.

O resultado do trabalho intenso: uma obra que, com certeza, será copiada Brasil afora, num casamento, como diria o presidente Jailr Bolsonaro, entre empresários e Governos estaduais

A Secretaria de Educação, “em parceria com a Organização Paulo Octávio, desenvolveu o projeto e colocou o terreno a disposição. Em tempo recorde, a equipe da Paulo Octávio, entregou a obra, ainda para o início das aulas, discursou Paco Britto, após cumprimentar o aniversariante Paulo Octávio.”

Ao som dos parabéns, executado pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, o empresário ganhou bolo, que foi distribuído aos convidados. O gesto fez a alegria da garotada, que também saboreou guloseimas como algodão doce e pipoca. Lideranças da comunidade, por sua vez, também subiram ao palco para cortar um bolo juntamente com as autoridades.

“Temos que cuidar da escola, aqui é diferente, é tudo diferente, ” afirmou a estudante Ana Luiz Alves, de 10 anos, “É uma escola que eu gosto, porque tem opções para brincadeiras. A festa está muito legal”.

A professora Carla Soares, 35 anos, está empolgada com as possibilidades para a turma do 1º período da educação infantil (meninos e meninas de 4 anos). “A escola é encantadora. Tudo está muito organizado e bem-feito. Está sendo muito produtivo trabalhar com os meninos”, avalia. “Os espaços são muito bons e permitem trabalhar de forma mais lúdica. Para eles, cada movimento é algo diferente.”

Assim como ela, o professor Rafael Cabral, 36 anos, está otimista. “Este ano eu vou nadar de braçada”, declara. A turma dele é de crianças de 6 anos. “Eles querem até dormir aqui. A gente costuma comentar que existe escola para rico e para pobre. Essa aqui não é simplesmente um prédio. É para quem realmente precisa de uma educação de qualidade”, acrescenta.

Entre as novidades destacadas pelos professores: “Uma escola moderna e equipada com espaços lúdicos, onde pátios têm pisos emborrachados para proteção das crianças. Outro diferencial está nas possibilidades de interação sugeridas aos estudantes, a partir de estudos multidisciplinares, em que pesem o contato com a horta e o teatro de arena. Na educação física, os estudantes são protegidos por um ginásio coberto, com vestiários equipados com duchas.”

O estabelecimento de ensino dispõe de 16salas de aula de artes, ciência e informática – oito para a educação infantil e oito para o ensino fundamental –, além dassalas de música, com tratamento acústico, de artes e de leitura, e mais três laboratórios. Outros destaques são a brinquedoteca e a cozinha experimental.

Políticos unânimes em elogiar o moderno estabelecimento de ensino 

Rafael Prudente

O Sol nascente é uma cidade que carece de infraestrutura, carece de saúde, de segurança, de educação afirmou o presidente da Câmara Legislativa Rafael Prudente (MDB/DF), na inauguração da escola. “ Uma grande escola, O governador tem uma admiração por essa cidade. Nós criamos recentemente à administração regional, realizamos algumas obras importantes e hoje estamos entregando uma escola e as crianças já começam a estudar aqui no da de hoje”, comemora o parlamentar. “A gente vê tudo aquilo que fica melhor e com o tempo, vai aperfeiçoando os projetos. Temos que pegar esse modelo e ser referência no Distrito Federal”, defendeu o deputado.

Julio Cesar Ribeiro

O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (PRB/DF) destacou a construção de “uma escola, em parceria do Governo do Distrito Federal, com a iniciativa privada, ainda mais num local como esse, onde há necessidade. Está de parabéns o meu amigo, empresário Paulo Octávio por esse brilhante empreendimento que vai ajudar a jovem a sair da rua, da marginalidade. Nós precisamos de mais inciativa como essa, em parceria entre empresas e o governo do Distrito Federal. Quem ganha com isso, sem dúvida nenhuma, é a população. ”

Júlia Lucy

“É uma verdadeira transformação. Eu cresci na Ceilândia e escolas como essa auxiliam na formação das crianças. Elas merecem esta oportunidade”, afirmou a deputada Distrital Júlia Lucy (NOVO/DF)

Luzia de Paula

A ex-deputada Distrital, Luzia de Paula, autora da lei que garantiu o mínimo de 10%, em publicidade, para os veículos alternativos de comunicação, destacou a importância de uma escola daquele porte na comunidade do Pôr do Sol. Disse que, se cada comunidade recebesse uma escola, com certeza, esse mundo seria diferente, e Ceilândia seria outra Ceilândia”. Na foto com a filha Hellen de Paula, descontraída e simpática. Leva jeito para a política.

Celina Leão

A deputada federal Celina Leão ( Progressistas /DF), falou da importância da escola e chamou atenção para que empresários que tenham condições investir em educação.” O Brasil só vai mudar, frisou a parlamentar, com investimentos em educação e com apoio a empreendimentos como esse, em comunidades carentes.

Flávia Arruda

A deputada Flávia Arruda (PL/ DF) saudou a comunidade não só do Sol Nascente, mas de toda a Ceilândia. Disse da alegria de encontrar uma escola tão bonita como essa, numa comunidade que tanto precisa. Sugeriu que em todo o Distrito Federal sejam adotadas escolas como essa, para todas as comunidades.

Izalci Lucas

“A escola é espetacular”, registrou o senador Izalci Lucas (PSDB/DF). ” As crianças da região serão muito bem acolhidas com salas de aulas impecáveis, espaço musical e uma biblioteca novinha em folha. Meu amigo Paulo Octávio foi o grande responsável pela obra e também o aniversariante do dia. Parabéns à escola, aos alunos que desfrutarão de toda a estrutura. Parabéns ao pioneiro Paulo Octávio pelo aniversário e pelo presente que deu às crianças e às famílias do Sol Nascente”.

Chico Vigilante

O deputado Distrital Chico Vigilante (PT/DF), em vídeo gravado na Escola Classe JK, no Sol Nascente, disse:“ Não tem uma escola pública e não tem uma escola privada, com a qualidade que esta tem”.

Fonte: Repórter Brasília, Edgar Lisboa | Fotos: Divulgação

Deixe seu comentário