Concerto comemora dia da Independência dos Estados Unidos
Apresentação temática da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, com obras de Aaron Copland e Villa-Lobos, está marcada para quinta-feira (4), às 20h, no Teatro Plínio Marques
Em comemoração ao dia da Independência dos Estados Unidos, celebrado em 4 de julho, e do bicentenário das relações diplomáticas Brasil-Estados Unidos (1824-2024), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), a Embaixada Americana e a Casa Thomas Jefferson apresentam o Concerto Americano, nesta quinta-feira (4), às 20h, no Teatro Plínio Marques.
O concerto será regido pela maestra Mariana Menezes, com a participação dos pianistas solistas Virgínia Hogan e Boaz Sharon. Na ocasião, também será apresentado o arranjo para Rhapsody in Blue, em estreia mundial.
Mariana Menezes estudou sob a orientação de maestros de grande renome mundial, como Riccardo Muti (Chicago Symphony Orchestra) e Giancarlo Guerrero (seis vezes premiado com o Grammy como diretor artístico da Nashville Symphony). Ela é regente associada da Orquestra Filarmônica de Goiás desde 2021 e esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Sinfônica Brasileira, entre outras.
Já a pianista brasileira-estadunidense Virgínia Hogan iniciou seus estudos musicais na infância com o renomado pianista Arnaldo Estrella e fez sua estreia na orquestra profissional aos 16 anos de idade, em uma performance sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky.
Boaz Sharon é o diretor artístico do Tanglewood Summer Piano Program, tendo atuado também como chefe do Departamento de Música da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. O professor é especialista em performance, palestras, artigos e gravações, inclusive de compositores brasileiros.
Repertório
• Fanfarra para um homem comum, de Aaron Copland
• Rhapsody in blue, de G.Gershwin
• Adágio para cordas, de Samuel Barber
• Bachianas 8, de Villa-Lobos
Concerto Americano
• Data – Quinta-feira (4)
• Horário – 20h
• Local – Teatro Plínio Marcos, Eixo Cultural Íbero-americano
• Entrada gratuita.
*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Fonte: Agência Brasília
Foto: Divulgação/Secec-DF