Confira as novidades da AgroBrasília, que começa na terça-feira (23)

Evento trará inovações tecnológicas no campo e permitirá troca de experiências entre agricultores

Com inovações na área agropecuária do DF e Entorno, a feira AgroBrasília será realizada entre os dias 23 e 27 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, PAD-DF, área rural do Distrito Federal. O evento reúne inovações na área agropecuária do Distrito Federal e Entorno, contando com 560 expositores nesta edição.

AgroBrasília será oportunidade para produtores rurais, independentemente do tamanho da propriedade, aprenderem novas tecnologias para mais produtividade e rentabilidade | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Com realização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), em parceria com a Emater-DF e com apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), a entrada e o estacionamento serão gratuitos.

A área, de 50 hectares, tem espaços de destaque, como os pavilhões de pecuária e inovação, a unidade demonstrativa da Embrapa, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar e a estação meteorológica, uma das novidades deste ano.

“Além de capacitar, você promove a troca de experiência entre os produtores e oportuniza a comercialização dos produtos deles”, diz o presidente da Emater, Cleison Duval

Outra novidade é o campo de pulses, como são conhecidas as leguminosas secas. O espaço, destinado para a Embrapa, trará cursos, em parceria com a LC Sementes. Já no espaço inovação, junto ao Sebrae, os organizadores visam trazer novas tecnologias digitais, prestigiando startups.

De acordo com o presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), José Guilherme Brenner, a expectativa de público é de 20 mil pessoas por dia. Ao longo da semana do evento, é esperado receber até 130 mil pessoas.

“A ideia da feira é um começo de negócio. É a possibilidade dos produtores encontrarem os fabricantes, verem oportunidades de negócio, compararem os produtos e buscarem agentes de financiamento. É uma grande oportunidade para levar a agricultura e as novas tecnologias para o pequeno produtor”, afirmou Brenner.

Inovação e capacitação

A Emater-DF estará com cinco hectares para amostra de campo com tecnologias de várias cadeias produtivas, como piscicultura, avicultura, olericultura, floricultura e bovinocultura, com métodos para diminuir os custos de produção e otimizar o uso de produtos.

Segundo Cleison Duval, presidente da Emater-DF,  a AgroBrasília será um grande evento de capacitação. “Além de capacitar, você promove a troca de experiência entre os produtores e oportuniza a comercialização dos produtos deles. A feira também traz visibilidade institucional para que a Emater possa apresentar o seu trabalho e a importância para a segurança alimentar da população da cidade”, declarou. De acordo com ele, a Emater-DF vai trazer cerca de 3 mil produtores para o evento.

O evento contará também com estufas de produtos à venda, englobando a grande, média e pequena agricultura. Warley Marcos Nascimento, pesquisador da Embrapa, afirmou que há novidades para todo o público e oportunidades de diversificação de espécies de leguminosas. “A feira é uma ferramenta para a gente conseguir colocar as tecnologias ativas para o produtor rural”, observou o pesquisador.

Fonte: Agência Brasília

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Deixe seu comentário