Congresso segue debruçado sobre as pautas de interesse do país, diz Davi Alcolumbre
O presidente do Senado reafirmou compromisso com a democracia e a defesa das instituições. Ele disse que tem mantido diálogo com o presidente da República
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou nesta terça-feira (21) que tem mantido conversas com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e que há “firmeza” no trabalho do Parlamento. Davi reafirmou seu compromisso em favor da democracia e do fortalecimento das instituições, numa “defesa intransigente” do Estado Democrático de Direito.
Ele falou em entrevista após duras críticas de vários senadores em Plenário à relação de Bolsonaro com o Congresso. Para o presidente do Senado, a situação não contamina a harmonia entre os Poderes, porque os “ataques mais duros” têm partido de “grupos que teoricamente são de apoiadores” do Planalto, mas constituem uma posição “isolada”.
— O Congresso está firme. Continuaremos debruçados sobre as nossas pautas e com a certeza de que sairemos mais fortes desse processo — disse Davi.
Sobre os atos em defesa do governo marcadas para o próximo domingo (26), Davi disse defender com “intransigência” a democracia, as instituições, e também o direito de manifestação de todos os brasileiros. Ele destacou que o Parlamento vê com “serenidade e tranquilidade” os acontecimentos.
Votação de MPs
Davi também lamentou a falta de um acordo na Câmara dos Deputados a respeito das medidas provisórias (MPs) que perderão a validade nos próximos dias. Ele garantiu que há entendimento entre os senadores para resolver os assuntos, mas salientou que o Senado depende de uma decisão na Câmara primeiro.
Entre as matérias pendentes estão a MP 870/2019, com o novo desenho administrativo dos ministérios; a MP 868/2018, que altera o marco regulatório do saneamento básico; e a MP 863/2018, que abre o setor aéreo para o capital estrangeiro.
Fonte: Agência Senado – Foto: Marcos Brandão/Senado Federal