Conselhos fazem pesquisa sobre violência contra profissionais de saúde. Participe!
Estudo é a primeira etapa de uma campanha contra práticas de opressão e agressão sofrida pelos trabalhadores da área
O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), está realizando uma pesquisa sobre a violência contra profissionais de Saúde. Esta é a primeira etapa de uma campanha contra a opressão sofrida por trabalhadores da área.
A iniciativa tem por objetivo incentivar que os profissionais entendam a importância de registrar estes crimes por meio de boletins de ocorrência.
Continua após a publicidade
Segundo uma pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), realizada com 20 mil profissionais de saúde de países latino-americanos, 66,7% dos entrevistados já sofreu algum tipo de agressão no local de trabalho, isto no ano de 2015. O estudo apontou ainda que ¾ das agressões ocorreram em instituições públicas de saúde e são motivadas pela demora no atendimento (44,2%), falta de recursos para o cuidado (28,2%) e notificação de morte (8,6%).
Para participar da pesquisa é fácil, basta responder a um breve questionário online, de forma anônima.
“Este tipo de levantamento auxilia na construção de práticas do governo e dos gestores dos hospitais para diminuir a violência contra profissionais de Saúde. Em muitos casos, o trabalhador agredido, seja física ou moralmente, nem é o agente responsável pela situação de fúria e raiva do agressor, e precisam ser protegidos e respeitados”, destaca a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.
CLIQUE AQUI e contribua com o estudo.
Fonte: SindSaúde DF – Imagem: Bruno Leão