CPI dos Planos de Saúde
Os constantes reajustes nos planos de saúde têm sido motivo de protestos de vários consumidores. As pessoas não conseguem pagar os aumentos absurdos que vão surfando com a chancela da Agência Nacional de Saúde (ANS) e tentam buscar assistência médica nos hospitais públicos onde, em alguns caos, esperam meses para serem atendidos.
Pressão das Operadoras
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou requerimento pedindo a criação da CPI dos Planos de Saúde. 27 senadores se sensibilizaram e assinaram o pedido, exigência legal, para instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito. O requerimento foi lido em plenário dia 11 de julho, mas a comissão ainda não foi instalada. Há quem diga que é por pressão das operadoras dos planos de saúde privados. Agora, a proposta da senadora é que a CPI seja instalada já no início de outubro, logo após o primeiro turno das eleições. Vamos torcer.
Raposa toma conta do galinheiro
O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação do Senado, ressaltou que os planos de saúde tem sido tema permanente nas discussões da Comissão. Lamenta que, “o Congresso Nacional não houve os protestos da população”. Afirmou que o Senado, recentemente, aprovou (ele votou contra), a indicação de um representante dos planos de saúde para assumir um cargo na Agência Nacional de Saúde (ANS). Lídice da Mata assinalou que “é isso que dá, colocar a raposa para tomar conta do galinheiro”.
É uma vergonha
Paulo Paim enfatizou: “é uma vergonha. Os planos aumentam até 30 vezes o valor da prestação”. Disse que 3 milhões de pessoas já abandonaram os planos de saúde de previdência privada porque não conseguem pagar. Os planos fazem isso para que as pessoas abandonem, e vão para o SUS. Paim lembra que, com a emenda constitucional que congelou os investimentos, como é que fica? ”, questiona.
Ovelhaço em Petrópolis
Produtores rurais e amigos da presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, professora Elisabeth Cirne Lima, estão organizando uma grande churrascada para comemorar o aniversário da líder ruralista gaúcha. Beth, além de pecuarista foi a primeira mulher sul-americana a integrar o corpo de jurados do Royal Three Counties Show, de Londres, considerada a exposição de animais mais importante do mundo.
Mulheres no Agronegócio
Elisabeth Cirne Lima, destaca que é crescente a participação das mulheres no agronegócio, acentuando que embora representem apenas 13% dos agricultores, 60% das produtoras têm curso superior, ou seja, estão na vanguarda da modernização tecnológica no campo. O “Ovelhaço”, como estão chamando a festa, será dia 30 de setembro na churrascaria Ecotelhadono bairro Petrópolis em Porto Alegre e oferecerá degustação de cinco raças de ovinos. Beth é filha do ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Copesul, Luiz Fernando Cirne Lima
Continuidade do Simples
Os defensores do Simples Nacional receberam agora um aliado de peso. O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, vem defendendo, com argumentos, a manutenção do Simples Nacional, regime especial de recolhimento de impostos para micro e pequenas empresas. O tema foi debatido na Fundação Getúlio Vargas (FGV), numa discussão sobre a Reforma Tributária, com especialistas. Afif pretende entrar com ação direta de inconstitucionalidade com objetivo de provocar esse debate.
A coluna Repórter Brasília é publicada simultaneamente no Jornal do Comércio, o jornal de economia e negócios do Rio Grande do Sul
Fonte: Blog Edgar Lisboa
Foto: Reprodução