Crea-DF notifica DER para que comprove registros de novos gerentes
Mudanças em cargos estratégicos ocorreu após troca no comando do órgão, quando Henrique Luduvice foi exonerado por queda de viaduto
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) notificou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O órgão deverá comprovar o registro dos novos engenheiros nomeados em cargos de chefia.
De acordo com o documento obtido pelo Metrópoles (veja abaixo), a presidente do conselho, Fátima de Ribeiro Có, deu prazo de 10 dias úteis para que o DER apresente as comprovações de responsabilidade técnica dos nomeados nos cargos de: assessor do 3º Distrito Rodoviário, gerente de Engenharia e Segurança Viária, gerente de Projetos de Engenharia de Tráfego, gerente de Análise de Polo Gerador de Trânsito e gerente de Análise de Autorização Especial de Trânsito.
O documento, assinado no dia 8 de maio, destaca que esses cargos são “tipicamente atividades de engenharia” para seu regular exercício.
Com base na legislação, apenas profissionais registrados podem exercer cargos de supervisão, coordenação, emissão de pareceres, elaboração de orçamento, estudo de viabilidade-técnica, pesquisa e análise técnica, entre outros.
Segundo informou o DER, em nota, a demanda do Crea foi encaminhada para as áreas técnica e jurídica. “Ressaltamos que o prazo de resposta se encerra em 22/5”, pontuou o texto, sem dar mais detalhes. O órgão destacou, ainda, seu “compromisso com a legalidade”.
Veja o ofício do Crea:
O troca-troca nos cargos estratégicos do DER-DF ocorreu após as mudanças na diretoria-geral, quando o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) exonerou Henrique Luduvice, um dia depois da queda do viaduto da Galeria dos Estados, em fevereiro deste ano.
No lugar de Luduvice, assumiu Márcio Buzar, servidor da Novacap – estatal do GDF que estava à frente dos projetos de reforma e manutenção da estrutura do elevado. Os novos gerentes foram nomeados no início do mês de abril.
A Associação dos Servidores do DER-DF acompanha de perto os esclarecimentos a serem prestados pelo órgão.
Fonte: Metrópoles
Foto: Divulgação