Creas de Brasília tem espaço renovado para qualificar atendimento à população
Em reforma desde janeiro, unidade passou por pintura, manutenção elétrica, construção de uma recepção, além de outras melhorias; espaço realiza atendimento socioassistencial a pessoas com direitos violados
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) entregou simbolicamente, nesta quinta-feira (18), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Brasília após a conclusão de melhorias em suas instalações. A medida visa melhorar o atendimento à população atendida. O investimento foi de R$ 463.069,09.
“Essa entrega representa condições mais adequadas de trabalho para os servidores e um espaço mais acolhedor para a população” Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social
Em obras desde janeiro, o espaço — até então sem manutenções significativas desde 2018 — recebeu polimento de piso, troca de portas e de forro, adequação de banheiro, construção de uma recepção nova, instalação de películas, reformas de janelas e portas, pintura e elétrica geral, além de fechamento dos pontos de ar-condicionado.
Durante a reforma, os servidores fizeram revezamento na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Brasília para garantir o atendimento aos cidadãos.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, explica que as melhorias são tanto para os servidores que trabalham nas unidades quanto para a população atendida. “Essa entrega representa condições mais adequadas de trabalho para os servidores e um espaço mais acolhedor para a população”, afirma.
O subsecretário de Assistência Social, Coracy Chavante, detalha a importância da modernização do espaço para os usuários. “O Creas atua diante de situações de violação de direitos de crianças, adolescentes, adultos e idosos, então é muito importante dar para essas pessoas, num momento complexo da vida, um espaço mais digno e confortável”, declarou o gestor.
Pioneiro
Pioneiro no Distrito Federal, o Creas de Brasília foi instalado na cidade entre 2004 e 2005, no mesmo local em que anteriormente funcionava o “SOS Criança” (Serviço de Orientação Social) do Governo do Distrito Federal (GDF), que atendia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Nesse período, era criado o Sistema Único de Assistência Social (Suas), transformando os antigos Centros de Desenvolvimento Social (CDS) em Cras e Creas.
Estela Argolo, assistente social da Sedes há cerca de 20 anos, acompanhou essas mudanças. “O Creas de Brasília foi o primeiro desse porte no DF, depois foram surgindo outras unidades (de Cras e Creas), como em Sobradinho, Planaltina, entre outras”, lembra.
“Me emociona que este equipamento continue atendendo a população do DF”, acrescenta.
O centro de referência está localizado nas Quadras 614/615 da L2 Sul e funciona das 8h às 18h, atendendo as regiões do Cruzeiro, Lago Norte, Lago Sul, Sudoeste, Octogonal, Plano Piloto, Varjão e Jardim Botânico. O espaço conta com recepção, salas de atendimento, copa, sala de reunião, banheiros e área externa.
Dados
Em 2023, foram realizados 1.056 atendimentos a 898 pessoas, processando 544 solicitações de benefícios eventuais, incluindo auxílio vulnerabilidade, natalidade e benefício excepcional.
Nos primeiros seis meses de 2024, foram registrados 723 atendimentos, beneficiando 564 pessoas e com 272 solicitações de benefícios. Os dados foram retirados do Sistema de Assistência Social (SAS).
Esses benefícios auxiliam as vítimas a superar situações de risco, perdas e danos, contribuindo para a reconstrução de sua autonomia.
O papel do Creas
Diferentemente do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que trabalha com prevenção, o Creas atua justamente em situações de maior complexidade e gravidade.
O atendimento ocorre quando a própria pessoa procura o espaço (demanda espontânea) ou por encaminhamento de outros órgãos.
O principal critério de atendimento é se a vítima sofreu algum tipo de violação de direito, como violência física, sexual ou psicológica, afastamento do convívio familiar, abandono, negligência, trabalho infantil ou outro tipo de violação.
O Creas oferece atendimento e acompanhamento com técnicos e especialistas em assistência social, que realizam a inserção das vítimas em programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Também é feito o encaminhamento para serviços de saúde, educação, justiça etc, conforme a necessidade de cada pessoa.
Confira aqui os endereços dos 13 Creas do Distrito Federal.
*Com informações da Sedes
Fonte: Agência Brasília
Foto: Flávio Anastácio/Sedes DF